Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Alcaraz vence em 56 minutos e prolonga o conto de fadas em Pequim

Carlos Alcaraz bate o regresso a Tallon Griekspoor
Carlos Alcaraz bate o regresso a Tallon GriekspoorJade Gao / AFP
Carlos Alcaraz chegou aos quartos de final do Open da China, no domingo, em apenas 56 minutos, enquanto Zhang Shuai (35), 595.º do ranking, prolongou a sua série histórica.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A chuva que caiu em Pequim afectou o calendário, mas Alcaraz, tetracampeão do Grand Slam, progrediu rapidamente sob o teto do Diamond Court, ao derrotar Tallon Griekspoor por 6-1 e 6-2. O neerlandês, 39º classificado no ranking, parecia estar em estado de choque.

Alcaraz, o segundo cabeça de série, atrás de Jannik Sinner, enfrenta Karen Khachanov, sétimo cabeça de série, depois de uma demonstração de intenções do espanhol de 21 anos.

O russo Khachanov garantiu o seu lugar ao vencer o argentino Francisco Cerundolo por 7-6(4) e 7-6(9). No único outro encontro do dia no quadro masculino, o chinês Bu Yunchaokete conseguiu uma surpreendente vitória por 6-2 e 6-4 sobre o italiano Lorenzo Musetti, sexto cabeça de série.

No torneio feminino, Zhang Shuai, outro wildcard chinês, chegou aos oitavos de final e acrescentou mais um capítulo ao seu conto de fadas. A jogadora de 35 anos não ganhava um jogo de singulares há mais de 600 dias quando chegou ao prestigiado evento WTA 1000 na semana passada.

A duas vezes vencedora dos quartos de final de singulares do Grand Slam, que tem sido atormentada por lesões, venceu agora três jogos seguidos depois de derrotar a belga Greet Minnen por 6-2 e 6-3.

Zhang, que enfrentou Minnen como a jogadora menos cotada a atingir a terceira ronda do China Open na história do torneio, enfrenta a seguir a polaca Magdalena Frech, 23.ª cabeça de série.

Zhang é natural de Tianjin, perto de Pequim, e disse que se sentia muito em casa nos courts de piso duro da capital chinesa. Tão à vontade, de facto, que se comparou, em tom de brincadeira, ao espanhol Rafael Nadal na sua superfície favorita do Open de França.

"Quando estou no court sinto-me como o Rafa Nadal no Court Philippe-Chatrier", riu-se.

A vice-campeã do Open dos Estados Unidos, Jessica Pegula, sobreviveu a um susto para marcar um encontro com a espanhola Paula Badosa. A segunda cabeça de série dos Estados Unidos lutou para vencer a russa Veronika Kudermetova por 6-7(9), 6-1 e 6-2. Pegula, de 30 anos, está a tentar conquistar o sétimo título da WTA Tour.

A 19.ª classificada, Badosa, garantiu o seu lugar com uma vitória em sets diretos sobre a qualifier eslovaca Rebecca Sramkova.

A primeira cabeça de série feminina em Pequim é Aryna Sabalenka, que derrotou Pegula em Nova Iorque no início deste mês para obter o seu terceiro título do Grand Slam. A número um mundial Iga Swiatek não está em Pequim devido a "assuntos pessoais".