Portugal soma segunda derrota no Grupo I da Billie Jean King Cup
Depois da derrota na estreia frente à Letónia de Jelena Ostapenko, por 3-0, Portugal voltou a ceder esta terça-feira nos dois encontros de singulares diante da equipa turca (2-0), naquele que foi o segundo dia do Grupo I da Zona Europa África da Billie Jean King Cup, disputado por 12 nações nos courts de terra batida do Jamor.
A jovem Angelina Voluschchuk, de apenas 16 anos, foi a primeira a entrar em jogo no centralito, mas não conseguiu superar Berfu Cengiz, número 324 do mundo, e acabou derrotada no ‘tie-break’ do terceiro ‘set’, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 7-6 (7-3).
Chamada a defender as cores nacionais pela capitã Neuza Silva, a vimaranense Francisca Jorge, 190.ª classificada no ranking WTA aos 23 anos, também não conseguiu levar a melhor sobre Zeynep Sonmez (154.ª WTA), que ofereceu o segundo ponto à Turquia com os parciais de 3-6, 6-0 e 6-3.
A equipa portuguesa, constituída por Francisca e Matilde Jorge, Angelina Voluschchuk, Ana Filipa Santos e Maria Garcia, defronta na quarta-feira os Países Baixos na tentativa de fugir ao último lugar da 'Pool'.
Os 12 países presentes no Jamor estão distribuídos em três grupos, com quatro equipas cada. A Áustria lidera a 'Pool' A, enquanto os Países Baixos comandam o grupo de Portugal e a Sérvia ocupa o primeiro lugar da 'Pool' C.
Os vencedores de cada 'Pool' garantem automaticamente uma vaga no play-off de apuramento da Billie Jean King Cup, ficando a quarta vaga destinada à equipa que vencer o grupo disputado pelas segundas classificadas.