Simona Halep não representará a Roménia no próximo jogo da Taça Billie Jean King
O motivo desta decisão são os problemas físicos que surgiram após a sua participação no torneio de Miami. A ausência de Simone Halep da equipa romena para o jogo contra a Ucrânia é uma desilusão, mas a prioridade absoluta é a sua saúde e recuperação total.
"Devido a razões médicas, Simona Halep não poderá estar presente com a equipa romena para o confronto da Taça Billie Jean King contra a Ucrânia", lê-se no post oficial da página de Facebook da Federação Romena de Ténis (FRT).
A capitã não convocada Horia Tecău chamou para este jogo Ana Bogdan (66.ª WTA), Jaqueline Cristian (82.ª WTA), Anca Todoni (226.ª WTA) e Mara Gae (1.053.ª WTA). Tecău ainda não anunciou uma substituta para Halep.
A não participação de Simone Halep neste jogo é também sinónimo de falhar os Jogos Olímpicos de Paris.
O jogo de qualificação para a Taça BJK contra a Ucrânia terá lugar a 12 e 13 de abril no Racquet Park Drive em Amelia Island, Fernandina Beach (Florida/EUA).
A capitão da equipa ucraniana, Mihail Filima, nomeou Elina Svitolina (17.ª WTA), Lesia Țurenko (40.ª WTA), Yulia Starodubțeva (137.ª WTA), Liudmila Kicenok (18.ª WTA de pares) e Nadia Kicenok (54.ª WTA de pares).
A Roménia e a Ucrânia já se defrontaram quatro vezes até agora, e as mulheres tricolores lideram por 3-1.
Em 1997, a Roménia venceu por 3-0 em Bari (Itália) no Grupo B da zona Europa/África. Em 1999, a Roménia venceu por 2-0 em Espanha (Múrcia) no "play-off" Europa/África. A única outra vitória da Ucrânia ocorreu em 2003, quando venceu por 2-1 no Estoril (Portugal), no Grupo C da zona Europa/África.
O último encontro teve lugar em 2014, em Budapeste, com a Roménia a vencer por 2-0 no play-off de promoção Europa/África.
Em novembro, a Roménia derrotou a Sérvia por 4-0 em Kraljevo no play-off de permanência no Grupo Mundial, enquanto a Ucrânia venceu a Lituânia por 3-1 em Vilnius.