Ténis: Swiatek salva a Polónia contra a Itália na meia-final da Taça Billie Jean King
A pentacampeã do Grand Slam derrotou Paolini por 3-6, 6-4 e 6-4 em Málaga, depois de a italiana Lucia Bronzetti ter vencido Magda Linette por 6-4 e 7-6 (7/3) no primeiro encontro de singulares.
Derrotada em todas as ocasiões nos três confrontos anteriores e sem nunca ter conseguido ganhar um set a Swiatek, Paolini lutou com grande determinação desde o início. A polaca esmagou o número quatro do mundo em sets diretos na final do Open da França no início deste ano, mas encontrou uma adversária muito mais difícil em Málaga.
A polaco salvou dois break points para segurar o 2-2 e depois quebrou com um forehand efervescente para assumir a liderança. Paolini não se intimidou e venceu os quatro jogos seguintes, garantindo duas quebras de serviço, para vencer o primeiro set.
Swiatek desperdiçou três break points no último jogo e mostrou sinais de cansaço depois de ter ajudado a Polónia a chegar às meias-finais ao vencer o seu jogo de singulares e o de pares contra a República Checa.
Paolini tinha feito o mesmo com a Itália, vice-campeã do ano passado, contra o Japão, mas conseguiu manter Swiatek à distância até ao décimo e último jogo do segundo set, que a polaca venceu para forçar um terceiro.
Depois de as jogadoras terem trocado breaks na decisão, Swiatek acabou por triunfar quando Paolini fez uma longa pausa.
Swiatek ganhou 13 dos 16 pontos de break que enfrentou, provando ser a mais forte nos momentos-chave.
"Ainda tenho trabalho a fazer, por isso não há tempo para celebrar", disse Swiatek no court: "Com certeza que foi difícil, o meu nível de energia estava em baixo no segundo set, mas consegui recuperar e isso foi o mais importante."
Mais cedo, Linette, número 38 do mundo, foi largamente ultrapassado por Bronzetti, 78.º classificada, no primeiro encontro de singulares. Com uma desvantagem de 4-1 no segundo set, Linette lutou fortemente para forçar um tie-break, mas acabou por ser derrotada quando bateu uma bola na rede depois de ter salvo um match point.
A pressão sobre Swiatek foi grande, o que ela fez de forma emocionante. Na terça-feira, a Grã-Bretanha enfrenta a Eslováquia na segunda meia-final.