Holger Rune abre 2024 com vitória em Brisbane
Reveja aqui as principais incidências da partida
O dinamarquês, cabeça de série, venceu por 4-6, 6-4 e 6-2 após uma hora e 40 minutos de jogo na Rafter Arena. Um australiano com um serviço forte deu alguns problemas ao jovem dinamarquês, mas um Rune concentrado encontrou a velocidade certa no segundo set e derrotou o número 45 do mundo.
O nórdico é o oitavo classificado do ranking ATP e o primeiro cabeça de série do torneio de Brisbane, onde Rafael Nadal também está a regressar com um wildcard após a sua longa paragem por lesão em 2023. O espanhol de 37 anos está na metade oposta do torneio a Rune, pelo que os dois só se podem encontrar numa potencial final no Brisbane International, que decorre até domingo e serve de aquecimento para o Open da Austrália.
Na segunda ronda, Rune vai defrontar o russo Alexander Shevchenko, de 23 anos. Ele está classificado em 48.º lugar no ranking mundial e, como Purcell, nunca enfrentou Rune.
Foi sobretudo o primeiro serviço de Purcell, de 25 anos, que deu a Rune grandes problemas no primeiro set. Para além de uma quebra aos 3-4, o dinamarquês não conseguiu realmente impor-se no serviço do australiano. E quando Purcell conseguiu atacar o serviço de Rune ao mesmo tempo, fechou duas quebras e, surpreendentemente, venceu o primeiro set após 32 minutos de jogo, para gáudio do público.
No segundo set, Rune pressionou o seu adversário a cometer mais erros e, quando este melhorou o seu próprio serviço, o jogo inclinou-se a favor do dinamarquês. Rune quebrou para 2-1 e, quando Purcell já não estava perto de uma quebra, o rumo estava traçado para a vitória do set, que Rune conquistou com um serviço.
O terceiro set começou com um backhand formidável de Rune, e o favorito manteve o ímpeto do segundo set. Purcell aguentou até 2-2, mas depois pareceu quebrado.
O herói da casa teve três break points no último jogo, mas Rune defendeu-se bem e capitalizou o seu primeiro match point.