Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Campeã olímpica Zheng elogia o boom da modalidade na China após Paris-2024

AFP
Zheng Qinwen comemora depois de vencer Moyuka Uchijima na quinta-feira
Zheng Qinwen comemora depois de vencer Moyuka Uchijima na quinta-feiraYuichi YAMAZAKI / AFP
A campeã olímpica Zheng Qinwen afirmou que o ténis se tornou tão popular na China que os jogadores têm dificuldade em reservar campos e encontrar treinadores.

Zheng tornou-se a primeira jogadora chinesa a ganhar um ouro olímpico de ténis individual quando triunfou em Paris, provocando uma onda sem precedentes de interesse pelo desporto no país.

Nos últimos meses, os torneios em Pequim, Xangai e noutras cidades chinesas têm-se realizado perante multidões, com os jogadores locais a obterem um sucesso sem precedentes.

Zheng está a disputar o Pan Pacific Open em Tóquio, onde começou a sua campanha com uma vitória por 7-5 e 6-0 sobre a japonesa Moyuka Uchijima na quinta-feira.

A cabeça de série, de 22 anos, disse que o ténis está a florescer a todos os níveis na China, e não apenas no jogo profissional.

"Depois de ter ganho nos Jogos Olímpicos, o ténis começou a ser mais popular na China. As pessoas começaram a conhecer o ténis como um desporto. Ouvi dizer que neste momento na China é difícil reservar um campo de ténis e também é difícil encontrar um treinador de ténis. Antes não era assim", disse a número sete mundial.

Zheng não é a único jogadora chinesa a ter sucesso nas digressões masculina e feminina. Wang Xinyu e Zhang Zhizhen também saíram dos Jogos Olímpicos de Paris com medalhas, conquistando a prata em pares mistos.

Zhang e Bu Yunchaokete disputaram uma meia-final exclusivamente chinesa no Open de Hangzhou, no mês passado.

Bu, de 22 anos, causou sensação no Open da China em Pequim, derrotando Andrey Rublev, sexto cabeça de série, nos quartos de final, antes de perder nas meias-finais para Jannik Sinner, número um mundial.

Zheng disse que o sucesso profissional está a ter um impacto no ténis de formação na China.

"Todos os pais pensam que o ténis é um desporto muito bom, por isso querem que os filhos também joguem ténis", afirmou.