Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sabalenka vai jogar quarta meia-final em Cincinnati, Šwiatek não perdeu um set desta vez

Aryna Sabalenka levou a melhor sobre Elina Svitolina em Cincinnati.
Aryna Sabalenka levou a melhor sobre Elina Svitolina em Cincinnati.Profimedia
Aryna Sabalenka (26 anos) derrotou Elina Svitolina (29) por 7:5, 6:2 no Cincinnati 1000 e avançou para os quartos de final pelo oitavo torneio seguido. A campeã das duas últimas edições do Open da Austrália, que espera por outro título desde a sua defesa bem sucedida em Melbourne Park em janeiro, vai disputar a sua quarta meia-final neste local. Iga Swiatek (23) não cedeu qualquer set desta vez e venceu a sua adversária favorita Marta Kostyuk (22) por 6-2 e 6-2.

Sabalenka - Svitolina 7:5, 6:2

Aryna Sabalenka não está a passar por um bom momento esta temporada. No início do ano, chegou à final em Brisbane e defendeu com sucesso o seu título no Open da Austrália, mas desde então tem estado à espera de outro triunfo e teve de falhar o famoso Wimbledon devido a uma lesão no ombro.

Após os fracassos nas meias-finais em Washington e nos quartos de final em Toronto, começou em Cincinnati, onde cedeu sete jogos a Elisabetta Cocciaretta e à ex-número três mundial Elina Svitolina, contra quem eliminou três match points há alguns meses na terra batida, em Roma.

Na partida contra a ucraniana, desperdiçou quatro de cinco break points e aproveitou todas as suas quatro oportunidades. Só falhou no serviço na sua primeira tentativa de servir no primeiro set. Enquanto em Roma as jogadoras lutaram durante quase duas horas e meia, desta vez Sabalenka precisou de menos uma hora para vencer.

A antiga número um mundial regressará ao segundo lugar do ranking após o torneio. Este foi decidido pela inesperada eliminação da campeã do ano passado e atual vencedora do US Open, Coco Gauff, logo após o jogo de abertura.

Está invicta nos quartos de final em Cincinnati (3-0) e, no seu confronto com Lyudmila Samsonova, pode alcançar a sua quarta meia-final neste local e, ao mesmo tempo, igualar o seu melhor resultado local.

Samsonova, que terminou as suas duas participações anteriores no evento principal do Western & Southern Open na primeira ronda, derrotou a lucky loser Elina Avanesianova na oitava ronda após uma reviravolta de 4:6, 6:0 e 6:3 e, tal como fez há uma semana em Toronto, avançou para os quartos de final. Ela tem um registo positivo de 2:1 com Sabalenka, tendo-a eliminado no ano passado no mesmo evento em Montreal.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Shwiatek - Kostyuk 6:2, 6:2

Iga Šwiatek, à semelhança do ano passado, triunfou no Open de França e tem estado a atravessar um período mais fraco nas últimas semanas. Depois de ter sido eliminada na terceira ronda de Wimbledon, sofreu mais um golpe com a tentativa falhada de conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. A atual número um do mundo dominou os courts de terra batida nos últimos anos, mas teve de se contentar com o bronze no popular Roland Garros.

A tenista pode compensar a derrota no atual torneio de 1000 em Cincinnati, onde disputará o seu primeiro torneio depois de um revés chocante. No entanto, não está a ter bons resultados no Western & Southern Open. A primeira vez que passou a fase das oito finalistas foi no ano passado, mas agora foi pelo segundo ano consecutivo.

A tenista polaca sofreu complicações inesperadas no seu jogo de abertura em Ohio contra Varvara Grachova e teve de ir surpreendentemente a três sets. No entanto, não deixou que Marta Kostyukova, com quem venceu o seu terceiro encontro, fosse desperdiçada. Entrou no jogo com um serviço perdido, mas depois não enfrentou um único break point, dominou o court e celebrou o avanço em uma hora e 11 minutos.

Shwiatek jogou sua 60.ª partida contra Kostyukova nesta temporada e melhorou o seu recorde para 54:6. Ela já conquistou cinco troféus no ano em curso, quatro deles na série WTA 1000 e o último no popular Open de França.

No sábado, tentará igualar o resultado do ano passado, bem como o melhor resultado local. A sua adversária nos quartos de final será Mirra Andreeva. A russa de 17 anos derrotou a número cinco do mundo e finalista dos dois últimos Grand Slams, Jasmine Paolini, por 3-6, 6-3 e 6-2, melhorando o seu registo contra jogadoras do top 10 para 4-5. Além disso, atingiu os seus sextos quartos de final do ano e os quartos de final da carreira no circuito mais elevado.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore