Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um mau recorde: Shuai Zhang sofreu a 22.ª derrota consecutiva no WTA Tour (2-0)

Shuai Zhang está a fazer história, mas na direção errada
Shuai Zhang está a fazer história, mas na direção erradaAFP
Shuai Zhang, de 35 anos, ex-número 22 do mundo e com presenças em quartos de finais de Grand Slams, está à deriva no WTA Tour há mais de um ano e acabou de sofrer a 22.ª derrota consecutiva, agora em Cincinnati.

Recorde aqui as incidências do encontro

Shuai Zhang não é o nome mais famoso do circuito WTA. Mas é uma antiga número 22 do mundo, chegou aos quartos de final do Open da Austrália em 2016 e de Wimbledon em 2019. É mais conhecida em duplas, tendo vencido o Open da Austrália de 2019 e o Open dos Estados Unidos de 2021, ao lado de Sam Stosur.

Mas no último ano e meio, as coisas foram de mal a pior. A última vitória aconteceu a 31 de janeiro de 2023, no (agora extinto) VI Open Sense de Lyon, quando derrotou Madison Brengle na primeira ronda antes de perder para Maryna Zanevska na segunda. Quem poderia prever então que esse seria o início de uma série histórica, mas na direção errada, e numa altura em que tinha acabado de alcançar a melhor classificação da sua carreira no Open da Austrália?

16 derrotas consecutivas em 2023, uma lesão que a obrigou a terminar a época em agosto. Isso significava que poderia regressar com um ranking protegido, mas sem alterações em 2024. Desde o Dubai, em fevereiro, não houve melhorias, fez só um jogo em terra batida, em Madrid, e teve uma eliminação precoce na primeira ronda em Wimbledon antes de regressar ao WTA 1000 em Cincinnati.

Infelizmente, enfrentou uma das jogadoras mais em forma do circuito, Diana Shnaider, e perdeu por 6-1 e 6-4 sem conseguir fazer grande coisa. Foi a 22.ª derrota consecutiva de Shuai Zhang, um recorde batido na Era Open, tanto para homens como para mulheres. E aos 35 anos, quando está perto do 700.º lugar do mundo, é difícil vê-la inverter a tendência....