Alcaraz ainda deu esperanças a Nadal na Taça Davis antes da despedida: "Fi-lo pelo Rafa"
"Fi-lo pelo Rafa", admitiu o número três mundial depois de uma vitória por 7-6 (7/0) e 6-3 para forçar uma decisão de pares.
A superestrela Nadal, que se está a retirar, perdeu por 6-4 e 6-4 frente a Botic van de Zandschulp no primeiro encontro de singulares. O 22 vezes vencedor do Grand Slam, vai pôr termo à sua carreira no ténis profissional no final da participação da Espanha na Taça Davis.
"Assisti a todo o jogo (de Nadal), tive a oportunidade de ver o primeiro set em direto", disse Alcaraz: "Quando se entra em campo, tenta-se mostrar o melhor ténis. É a Taça Davis, um torneio muito importante para mim e para todos. Tentei jogar o meu melhor ténis para dar à Espanha a melhor oportunidade de se qualificar e ganhar hoje, fi-lo pelo Rafa."
Alcaraz, que tem estado doente e foi eliminado na fase de grupos do ATP Finals em Turim na semana passada, foi testado por Griekspoor, 40.º classificado, no primeiro set.
O neerlandês quebrou para uma vantagem de 4-2, mas Alcaraz quebrou de imediato, com o set a encaminhar-se para um tie-break. Animado pelo fervoroso apoio da casa, Alcaraz elevou o seu jogo e dominou, vencendo os sete pontos.
Encontrando o seu ritmo, Alcaraz passou para uma vantagem de 3-0 no segundo set, com um break no segundo jogo. Griekspoor não conseguiu pressionar o serviço de Alcaraz e o espanhol selou a vitória por sets diretos no nono jogo.
Alcaraz, que jogou em dupla com Nadal nos Jogos Olímpicos de Paris este verão, disse esta semana que a reforma iminente deste último era uma "enorme motivação" para vencer a competição.