Rafa Nadal pode fazer a sua despedida do ténis nas finais da Taça Davis
Roberto Bautista, Pablo Carreño e Marcel Granollers, especialista em pares, completam o poderoso quinteto que buscará reconquistar o título, vencido pela Espanha seis vezes: 2000, 2004, 2008, 2009, 2011 e 2019.
Anfitriã das finais da Davis, a Espanha enfrenta os Países Baixos nos quartos de final. O seu adversário das meias-finais sairá do duelo entre Canadá e Alemanha.
Do outro lado do sorteio, quem ganhar o confronto entre Itália e Argentina enfrentará o vencedor de Estados Unidos-Austrália nas meias-finais.
Fim da era Nadal?
Nas últimas semanas tem havido especulações na imprensa espanhola de que Rafa Nadal irá despedir-se das quadras nesta fase final da Taça Davis.
O torneio entre nações serviu de trampolim para a explosão do tenista no circuito, há duas décadas, com o título conquistado em Sevilha, em 2004, contra os Estados Unidos.
O espanhol de 38 anos deixou a porta aberta para todas as possibilidades, mas tem disputado cada vez menos eventos.
A sua última atuação foi nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, antes da desistência da Laver Cup do último fim de semana.
Se estiver bem fisicamente, Nadal deve ser o número 2 de singulares da equipa espanhola na Taça Davis.
As finais da Taça Davis
A chamada "Final 8" da Copa Davis será disputada em Málaga, no sul da Espanha, entre 19 e 24 de novembro.
A Itália, atual campeã de Davis, defenderá o seu título com o número 1 do mundo Jannik Sinner, tendo Lorenzo Mussetti como principal companheiro de equipa, anunciou a organização da Davis, ao publicar todas as convocatórias.
A Argentina tentará eliminá-la nos quartos de final, com Francisco Cerúndolo, Tomás Martín Etcheverry, Máximo González e Andrés Monteni, quarteto capitaneado por Guillermo Coria.
Além disso, participarão os Estados Unidos liderados por Tommy Paul, Ben Shelton e Taylor Fritz (finalista do último US Open em que perdeu para Sinner), enquanto os Países Baixos, adversária da Espanha, convocou Tallon Griekspoor, Botic Van De Zandschulp, Jesper De Jong e Wesley Koolhof.
Campeão em 2022, o Canadá irá a Málaga liderado por Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov.