Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Perguntas e respostas sobre a Final da Taça Davis 2024

Rafael Gómez c/SID
A equipa alemã para Málaga
A equipa alemã para MálagaLorenzo Carnero / Zuma Press / Profimedia
A fase final da Taça Davis em Málaga está a aproximar-se. As oito melhores equipas nacionais do ano do ténis vão encontrar-se no Palácio de Desportos José María Martín Carpena, um recinto polivalente da cidade costeira andaluza com capacidade para mais de 11.000 espectadores. Os duelos realizar-se-ão de terça-feira a domingo. É também o fim de uma longa época.

O que é que está em jogo?

O título na prestigiada e tradicional competição de equipas nacionais, a vitória na não oficial "Taça do Mundo de Ténis". O torneio foi realizado pela primeira vez em 1900.

Porque é que é tão especial?

Porque um dos maiores jogadores de ténis da história está a celebrar a sua reforma. Em grande estilo, no seu país natal. Rafael Nadal (38), deus dos courts de terra batida, favorito do público e figura de proa do desporto espanhol, está farto depois de dois anos difíceis, marcados por lesões, após 22 títulos do Grand Slam, 14 dos quais no Open de França em Paris, o ouro olímpico e inúmeros outros êxitos.

Resta saber se Nadal vai realmente colocar a cereja no topo do bolo com o seu sexto triunfo na Taça Davis ou se a sua carreira vai terminar prematuramente com uma derrota. Os espanhóis, que contam também com Carlos Alcaraz na equipa titular, iniciam o torneio na terça-feira (16:00). Os espanhóis são os grandes favoritos contra os Países Baixos.

Quais são as hipóteses?

A Espanha pretende ter um desempenho excecional na Taça Davis, um torneio que conhece na perfeição e que já venceu em 2000, 2004, 2008, 2008, 2009, 2011 e 2019. David Ferrer, o treinador da equipa, conta com Rafa Nadal na sua lista de convocados, que vai disputar um torneio especial, no qual espera desfrutar e completar uma boa prestação.

E Alcaraz?

Embora as atenções estejam voltadas para Rafa Nadal, Carlos Alcaraz tem sido o assunto da cidade nos últimos dias. O seu desempenho na última etapa de 2024 não tem sido o mais consistente. No ATP Finals, não mostrou a solvência habitual (a sua equipa técnica alegou problemas de estômago) e não alcançou o ouro olímpico em Paris. Em Málaga, perante o seu público, tem a oportunidade de voltar ao bom caminho.