Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alcaraz admite que a despedida de Nadal é "muito mais importante" do que a Taça Davis

AFP
Alcaraz agradece ao público em Turim.
Alcaraz agradece ao público em Turim.MARCO BERTORELLO / AFP
Depois de cair na fase de grupos do ATP Finals, em Turim, na sexta-feira, Carlos Alcaraz já está a pensar na Taça Davis, onde na próxima semana vai procurar o título em Málaga, no torneio de despedida do lendário Rafa Nadal.

O que é mais importante, ganhar uma Taça Davis ou a despedida de Nadal dos courts? Para Alcaraz, é claro que é a segunda.

"Para mim, a despedida do Rafa é muito mais importante. Taça Davis há todos os anos, mas a despedida de uma lenda do desporto como ele só há uma", disse sem hesitar o número três do ranking mundial quando questionado em conferência de imprensa, depois de perder na sexta-feira com Alexander Zverev e ser eliminado do ATP Finals.

Nadal faz parte da lista de pré-selecionados para representar a Espanha, apesar de o seu nível estar muito longe dos seus melhores dias e de ocupar o 155.º lugar do ranking mundial. Este facto suscitou um debate sobre se o maiorquino deveria estar nos jogos de singulares ou se é preferível ter outro jogador com uma melhor classificação neste momento.

"Estou muito entusiasmado por estar ao lado do Rafa na sua despedida. É um torneio muito importante para ele, onde a sua carreira arrancou com aquela vitória contra o Roddick", disse Carlos, que jogou com Rafa no torneio de pares masculinos nos Jogos Olímpicos de Paris, sem conseguir conquistar uma medalha como dupla.

O espanhol aludia assim à Taça Davis de 2004, em que a Espanha venceu a final contra os Estados Unidos, em Sevilha, com um Nadal de 18 anos, que colocou esse triunfo em marcha com uma vitória memorável sobre Roddick, então número dois mundial.

"Este vai ser provavelmente o torneio mais especial que vou jogar na minha carreira, devido às circunstâncias. A Taça Davis é um torneio que sempre quis ganhar e representar a Espanha é uma das coisas mais importantes", insistiu.

"Vou tentar contribuir e ajudar a equipa de todas as formas possíveis. Para mim, para Espanha e para o Rafa. Ele é o jogador que mais merece terminar a sua incrível carreira com um título", prometeu.

A final da Taça Davis realiza-se em Málaga (sul de Espanha) de 19 a 24 de novembro. Os espanhóis estreiam-se na terça-feira contra os Países Baixos nos quartos de final.