De Ronaldo, a Federer: as principais reações à despedida de Nadal
Rafael Nadal Parera decidiu que não vai continuar a sua carreira na elite do ténis. Tentou continuar de todas as formas possíveis e até poderia ter tido continuidade durante as semanas que antecederam Roland Garros e os Jogos Olímpicos de Paris- 2024. No entanto, esteve longe da sua versão autoritária na terra batida, a superfície que o tornou uma lenda. Finalista em Bastad, em julho, foi ultrapassado por Alexander Zverev e Novak Djokovic na capital francesa.
Os outros jogadores reagiram ao anúncio de Rafa Nadal. Por exemplo, Nick Kyrgios, que disse o seguinte no X: "Não te retires, quero jogar contigo uma última vez. Tivemos as nossas diferenças, mas foste um guerreiro fantástico. Desejo-te tudo de bom e boa sorte para o que vier a seguir". As contas oficiais de Roland Garros, Wimbledon, Taça Davis e do Mutua Madrid Open também comentaram.
Federer, com quem lutou durante muitos anos em todos os palcos, escreveu no Instagram: "Que carreira, Rafa. Esperei sempre que este dia nunca chegasse. Obrigado por todas as memórias inesquecíveis e por tudo o que conseguiste neste desporto que amamos. Foi uma honra absoluta". Rivais no court e amigos fora dele, protagonizaram imagens emotivas na Laver Cup de 2022, quando o suíço se despediu.
As mensagens vieram de protagonistas de várias modalidades: Álex Márquez (MotoGP), Esteban Ocon (Fórmula 1), Miguel Indurain (ciclismo) ou Cristiano Ronaldo (futebol). Todos eles, claro, concordam quando se trata de elogiar o icónico tenista.
"A tua dedicação, paixão e incrível talento inspiraram milhões de pessoas. Foi uma honra testemunhar a tua carreira e poder chamar-te meu amigo, parabéns por uma carreira incrível, aproveita a tua reforma", disse o português.