Nadal: "Não estou cansado de jogar ténis, mas o corpo não quer jogar mais"
Recorde as incidências da partida
Rafa Nadal tomou a palavra no court Martin Carpena e quis recordar todos aqueles que estiveram ao seu lado. "Muitos momentos importantes da minha carreira foram vividos com os que aqui estão, foi um privilégio, conseguimos muitas coisas bonitas e agora cabe-vos a vocês continuar a vivê-las, o que estou certo de que virá".
O maiorquino expressou os seus sentimentos e as razões que o levaram a tomar a decisão de se reformar. "A realidade é que nunca se quer chegar a este momento, não estou cansado de jogar ténis, mas o meu corpo não quer jogar mais e tenho de o aceitar. Sinto-me muito privilegiado, pois pude fazer do meu hobby a minha profissão durante muito tempo".
Nadal fez ainda um balanço da sua carreira. "Para mim, foi uma história, com momentos maus, mas a realidade é que a maioria foi boa e inesquecível, graças aos meios de comunicação social que também fizeram parte da minha história. Deixo este mundo do ténis profissional tendo encontrado muitos bons amigos ao longo do caminho. Saio com a tranquilidade de saber que, de alguma forma, parti como realmente me sinto, não só a nível desportivo, mas também pessoal".
E terminou com uma mensagem de agradecimento:"Quero despedir-me dizendo as últimas palavras à minha família que nunca me deixou ficar mal. Estiveram comigo nos momentos difíceis, nos bons momentos deixaram-me com os pés assentes na terra e isso faz com que no futuro o que tiver de vir eu possa aguentar melhor. Estou calmo porque recebi uma educação que me permite enfrentar o que está para vir com paz de espírito".
Parabéns do mundo do desporto
O ecrã de Carpena mostrou um vídeo com os melhores momentos da sua carreira, no qual apareceram diferentes personalidades do desporto a felicitá-lo pela sua carreira, como Rodri Hernández, Iker Casillas, Andrés Iniesta, David Beckham, Serena Williams, Conchita Martínez, Juan Martín del Potro, Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray.
Depois, David Ferrer entrou no campo e dedicou-lhe estas palavras. "Posso falar em nome do ténis espanhol e fui tocado pelo ténis mundial. Sabes o que significou para este mundo, não quero esquecer ninguém que estava aqui quando começaste a jogar, que está aqui e que tornou possível estares aqui hoje".
"Vou ser breve, porque já foi tudo dito. Foste o exemplo que qualquer pessoa e qualquer jogador quer ser. Foste o exemplo para todos. Há pessoas que são recordadas até ao fim dos seus dias e outras eternamente, tu vais ser recordado eternamente".