O Canadá, atual campeão, é eliminado da Taça Davis pela Finlândia
Animados por milhares de adeptos finlandeses, Otto Virtanen e Harri Heliovaara derrotaram Vasek Pospisil e Alexis Galarneau por 7-5 e 6-3 e passaram pela primeira vez às meias-finais.
Milos Raonic, a disputar o evento pela primeira vez em cinco anos, deu ao Canadá o início perfeito ao derrotar o finlandês Patrick Kaukovalta por 6-3 e 7-5, graças a 18 ases.
Ambas as equipas foram afectadas por lesões, com o melhor jogador do Canadá, Felix Auger-Aliassime, a não poder entrar em campo, enquanto o número um da Finlândia, Emil Ruusuvuori, também ficou de fora.
Mas Virtanen, 171º classificado no ranking, deu um passo em frente pelo seu país com uma impressionante derrota sobre o jovem Gabriel Diallo, de 22 anos, levando o empate a uma decisão de pares.
Virtanen voltou a produzir um ténis deslumbrante, enquanto as esperanças do Canadá não foram ajudadas por uma lesão de Pospisil, que lutou.
Uma quebra de serviço no oitavo jogo do segundo set foi suficiente e a Finlândia selou a vitória para marcar um confronto no final desta semana contra a República Checa ou a Austrália, vice-campeã do ano passado.