Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Nadal cede perante Van de Zandschulp e Espanha com vida complicada na Taça Davis

David Olivares
Nadal na Taça Davis
Nadal na Taça DavisProfimedia
O maiorquino aguentou-se perfeitamente durante a fase inicial do primeiro set. No entanto, a quebra de serviço do neerlandês no nono jogo foi crucial. Van de Zandschulp venceu o primeiro set por 4-6, quebrou o serviço de Nadal no início do segundo e jogou à vontade durante o resto do encontro.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Málaga vestiu-se a rigor para a ocasião. A cidade andaluza aguardava este momento há muito tempo, sobretudo desde que Nadal confirmou a sua presença em representação da Espanha na Taça Davis. No entanto, só horas antes é que foi confirmada a escolha do do maiorquino para o jogo de abertura contra o Botic van de Zandschulp.

Especialmente emotiva foi a homenagem às vítimas do DANA na Comunidade Valenciana e em Castilla-La Mancha e a interpretação dos hinos nacionais. Nadal foi levado às lágrimas pelos acordes da Marcha Real, numa imagem que comoveu toda a Espanha. Málaga aplaudiu de pé o ídolo de uma nação na sua última dança no ténis profissional.

Já no court de um emblemático recinto de basquetebol como o Martín Carpena, Rafa começou como sempre, com jogos longos. Estava muito seguro do seu serviço, oferecendo boas sensações desde o início. O neerlandês fez o mesmo. Assim foi até ao nono jogo, quando Van de Zandschulp aproveitou a primeira bola de break que teve e quebrou o serviço do maiorquino na primeira fraqueza de Rafa. Os Países Baixos serviu para ganhar o primeiro set e fez 40-0 muito rapidamente. Nadal salvou a primeira bola de jogo, mas não a segunda. Van de Zandschulp venceu o primeiro set por 6-4.

No segundo set, o neerlandês continuou a lançar-se e conseguiu quebrar o primeiro serviço de Nadal, o que colocou o jogo a favor da Espanha. Van de Zandschulp executou com solvência o seu serviço e passou a ter 2-0 a seu favor.

Rafa levantou o moral da Armada com um grande jogo, que fechou com um backhand tão caraterístico. Foi o primeiro serviço de Espanha no segundo set, mas Van de Zandschulp segurou o serviço apesar do 0-30 inicial de Rafa e manteve uma vantagem de dois jogos.

Mas as coisas foram de mal a pior. O neerlandês estava a um nível muito elevado e voltou a quebrar o serviço de Nadal pela segunda vez. Fechou o jogo com um disparo cruzado que significou o 1-4 para os Países Baixos e complicou muito as coisas para a Espanha.

Nadal alimentou as esperanças ao quebrar o serviço seguinte do neerlandês. Aproveitou o terceiro break de bola de que dispunha devido ao falhanço do seu rival e encurtou a diferença para 2-4, para gáudio do público.

Depois defendeu bem o seu serviço e esteve 0-30 no serviço do neerlandês, mas este recuperou com quatro pontos consecutivos colocando o 5-3 no marcador. Nadal não falhou o serviço e jogou tudo no break. O espanhol foi corajoso mas falhou com 30-30 e Van de Zandschulp serviu para ganhar o jogo.

O futuro de Nadal dependerá agora de Alcaraz e das duplas.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore