Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Fan Zhendong ganha o ouro no ténis de mesa individual masculino

Zhendong Fan, da China, festeja depois de vencer o jogo da medalha de ouro contra Truls Moregard, da Suécia
Zhendong Fan, da China, festeja depois de vencer o jogo da medalha de ouro contra Truls Moregard, da SuéciaReuters
O chinês Fan Zhendong (27 anos) redimiu-se ao vencer o sueco Truls Moregard (22) na final individual do ténis de mesa masculino, este domingo, para compensar o ouro que perdeu há três anos em Tóquio.

Recorde as incidências da partida

A vitória por 4-1 contribui para a conquista da medalha de ouro da China neste desporto, até agora, nos Jogos Olímpicos de Paris, depois dos triunfos anteriores dos seus colegas de equipa em singulares femininos e pares mistos.

Moregard estava numa série incrível depois de ter eliminado o colega de equipa de Fan, e número um do mundo, Wang Chuqin.

No jogo de bronze, Felix Lebrun, de 17 anos, conquistou a primeira medalha de ténis de mesa da França desde 2000, animando a nação local.

A final de roer as unhas parecia que poderia ir para qualquer lado nos primeiros três jogos. Moregard foi pró-ativo nos seus ataques desde o início, colocando sempre a bola em ângulos complicados, que impediam Fan de usar o seu vigoroso forehand.

O campeão mundial Fan, determinado a contribuir para o domínio de ouro da China e a conquistar o título que perdeu para o seu colega de equipa Ma Long em Tóquio, perdeu o primeiro jogo por 11-7, mas manteve-se firme no segundo e terceiro jogos, vencendo ambos por 11-9.

Fan, sem dúvida o melhor backhand do mundo, enfrentou um Moregard resistente, que jogou com boa variedade. No entanto, o uso inconsistente do chop block pelo sueco custou-lhe alguns pontos valiosos e ele perdeu os dois últimos jogos por 11-8.

Wang Hao, treinador de Fan e duas vezes medalhista olímpico de prata, levantou o seu jogador para comemorar após o jogo.

Mais cedo, LeBron vingou a derrota sofrida pelo seu irmão mais velho, Alexis, que perdeu nos oitavos de final para o mesmo adversário, o brasileiro Hugo Calderano, ao vencer por 4-0.