Paolini vence Boulter e chega às meias-finais em Eastbourne
Recorde as incidências da partida
A italiana, terceira cabeça de série, quebrou duas vezes ao dominar o primeiro set, mas o segundo foi mais equilibrado, com as jogadoras a trocarem pausas.
No entanto, Paolini, que perdeu para Iga Swiatek em Roland Garros no início deste mês, aumentou a velocidade no tie-break, vencendo os primeiros sete pontos para selar a vitória.
"Hoje, fiz um jogo muito bom", disse Paolini, 28 anos, na entrevista no court.
"Ela é uma jogadora muito boa na relva, claro que é britânica, por isso é difícil vencê-la aqui, especialmente. Estou feliz, estou a gostar da relva aqui em Eastbourne", acrescentou.
Boulter, classificada em 32.º lugar no ranking mundial, chegou a Eastbourne em boa forma, depois de ter mantido a coroa do Open de Nottingham no início deste mês.
A canadiana Leylah Fernandez, número 30 do mundo, avançou para a sua primeira meia-final da época, ao derrotar a britânica Harriet Dart por 6-2 e 6-1.
Fernandez vai enfrentar a atual campeã Madison Keys ou a finalista do Open de França de 2023, Karolina Muchova, por um lugar na final.
A britânica Emma Raducanu, que derrotou Fernandez na final do US Open de 2021, está em ação contra Daria Kasatkina.
Na competição masculina, o britânico Billy Harris continuou sua temporada de conto de fadas na grama, vencendo Flavio Cobolli por 6-7 (3), 7-6 (4), 6-2.
Harris, que atingiu os seus primeiros quartos de final na semana passada em Queen's, até há pouco tempo viajava para os torneios, e dormia, numa carrinha convertida.
O qualifier australiano Max Purcell venceu o sérvio Miomir Kecmanovic em sets directos, com o cabeça de série Taylor Fritz a entrar em ação mais tarde.