Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Exausta física e mentalmente, Caroline Garcia põe fim à sua época

Caroline Garcia
Caroline Garcia Ulises Ruiz / AFP
Num post publicado no X, Caroline Garcia disse que estava a dar um tempo na sua temporada de 2024. A jogadora de Lyon quer fazer uma mudança profunda antes de entrar em 2025.

Com uma lesão no ombro, e talvez ainda mais desgastada mentalmente, Caroline Garcia anunciou que a sua época de 2024 está a chegar ao fim.

"Este ano, o meu estado de espírito era tóxico", explicou num longo post publicado no X para explicar a sua decisão. "Perdi o prazer de ser jogadora de ténis e fiquei obcecada com as classificações e as vitórias. Os meus resultados não corresponderam aos objetivos que me propus ou às expectativas que tinha".

Para além do anúncio, Garcia foi clara quanto ao seu estado de espírito atual: "Tenho 30 anos e tive uma carreira incrível - ganhei Masters 1000, WTA Finals, Grand Slams em pares, cheguei a número 4 do mundo. Mas na minha cabeça, ainda estou presa ao que não consegui. Nunca cheguei a número 1, nunca ganhei um Grand Slam, nunca cheguei ao pódio olímpico. Tenho sido inconsistente, incapaz de me manter no top 10 durante um ano inteiro". 

"Se ainda acredito que posso fazer essas coisas? Há dias em que acredito. Noutros dias, não tenho tanta certeza. Não sei se consigo continuar a esforçar-me da mesma forma que antes", prosseguiu.

E continua: "Estou exausta da ansiedade, dos ataques de pânico, das lágrimas antes dos jogos. Estou cansada de perder tempo com a família e de nunca ter um sítio a que possa chamar casa. Estou cansada de viver num mundo em que o meu valor é medido pelos resultados da semana passada, pela minha classificação ou pelos meus erros não forçados".

"Durante demasiado tempo, deixei que o ténis me consumisse, sofrendo os altos e baixos emocionais de cada resultado. Mas eu sou mais do que isso, sou mais do que apenas os meus resultados no ténis. Sou uma mulher com valores, talentos, paixões, defeitos e pontos fortes. Não sou perfeita, mas dou o meu melhor", completou.

Apesar de tudo, a atual número 36 do mundo está ansiosa por ver os seus fãs na Austrália para o início da época de 2025.