Coco Gauff após primeiro título do WTA Finals: "É seguro dizer que venci as alegações de má época"
A jogadora de 20 anos mostrou o seu valor contra a campeã olímpica chinesa Qinwen Zheng na final de Riade, recuperando de um set de desvantagem e mantendo a calma durante três horas e quatro minutos para vencer por 3-6, 6-4 e 7-6.
O primeiro título de Gauff no WTA Finals foi ainda mais doce depois de um descarrilamento a meio do ano, quando as tentativas de reconstruir o seu serviço levaram a repetidas frustrações na digressão e a uma mudança de treinador.
"Foi uma longa época", disse Gauff com o reluzente troféu de prata na mão, em Riade, agradecendo à família e à equipa por a terem acompanhado nos altos e baixos.
O ano de Gauff tinha começado bem, com a vitória em Auckland e as meias-finais no Open da Austrália. Mas a temporada começou a desmoronar com uma derrota na quarta ronda em Wimbledon e uma eliminação na terceira ronda nos Jogos de Paris.
Não conseguiu recuperar para a defesa do título no Open dos Estados Unidos, depois de ter sido surpreendida com eliminações precoces em Toronto e Cincinnati, e abandonou Nova Iorque depois de uma terrível derrota na quarta ronda para Emma Navarro, quando foi afetada por 19 duplas faltas.
No entanto, Gauff separou-se do treinador Brad Gilbert e inverteu o guião semanas mais tarde, conquistando o seu segundo título WTA 1000 no mês passado, no Open da China, antes de chegar às meias-finais do Open de Wuhan.
Em Riade, ficou claro que tinha regressado à sua melhor forma ao derrotar a sua principal adversária, a polaca Iga Swiatek, número dois do mundo, na fase de grupos, e ao ultrapassar a bielorrussa Aryna Sabalenka, a melhor classificada, para chegar ao jogo do campeonato.
"Eu sei que tenho tendência para me concentrar nos 'duvidosos/inimigos', mas este é realmente para todos os meus apoiantes! Vocês seguraram-no para mim, ganhando ou perdendo!", escreveu Gauff num post no X, depois de conquistar o título.
"Sei que alguns de vós são um pouco mesquinhos como eu, por isso é bom silenciá-los um pouco", acrescentou.
A jogadora mais jovem a vencer o WTA Finals desde Maria Sharapova, há duas décadas, Gauff deixa o primeiro torneio profissional de ténis feminino na Arábia Saudita mais de 4,8 milhões de dólares mais rica e com um título WTA em todos os níveis.
"É seguro dizer que venci as alegações de má época", escreveu Gauff.