WTA Finals: Coco Gauff vence Swiatek na Arábia Saudita e chega aos quartos de final
Reveja aqui as principais incidências da partida
Swiatek, a atual campeã, estava em luta direta com Aryna Sabalenka pelo primeiro lugar esta semana, mas precisava de uma vitória sobre Gauff para manter vivas as suas hipóteses de ultrapassar a rival bielorrussa.
Gauff entrou na competição tendo perdido 11 dos seus 12 encontros anteriores com Swiatek, com a única vitória da americana a acontecer em Cincinnati no ano passado. Mas ela deu a volta a Swiatek na terça-feira, derrotando a segunda cabeça de série por 6-3 e 6-4, conseguindo assim duas vitórias em sets diretos em dois encontros da fase de grupos em Riade esta semana.
"É uma sensação óptima. Sabia que ao entrar no jogo, apesar do nosso confronto direto, tinha muita confiança", disse Gauff, que cometeu 11 duplas faltas durante o confronto de uma hora e 48 minutos.
Com exceção do jogo de abertura da partida, Gauff teve oportunidades de break point em todos os jogos de serviço de Swiatek no primeiro set.
A terceira cabeça de série americana fez a sua jogada no sétimo jogo, quebrando para 4-3, e fechou o set com uma segunda quebra de serviço, assumindo a liderança em 49 minutos.
Swiatek precisou de seis break points numa maratona no terceiro jogo do segundo set para finalmente derrubar o serviço de Gauff, mas não conseguiu consolidar a sua vantagem.
As duas jogadoras voltaram a trocar breaks, com Gauff a cometer duplas faltas e Swiatek a acumular erros. Foi Gauff que acabou por estabilizar o barco e selou a vitória no 47.º erro não forçado de Swiatek no encontro.