Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

WTA Finals: Gauff derrota Sabalenka e prepara confronto com Zheng

Reuters
Aryna Sabalenka, à esquerda, felicita Coco Gauff após o jogo
Aryna Sabalenka, à esquerda, felicita Coco Gauff após o jogoReuters / Aleksandra Szmigiel
A norte-americana Coco Gauff derrotou a número um mundial Aryna Sabalenka por 7-6(4) e 6-3 nas meias-finais do WTA Finals, na sexta-feira, e vai defrontar a chinesa Zheng Qinwen no jogo decisivo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Sabalenka vai terminar o ano no topo da classificação mundial, mas a sua tentativa de conquistar o seu primeiro título no WTA Finals foi interrompida por Gauff, que alcançou a sua primeira final no evento de fim de época. Antes, a sétima cabeça de série , Zheng, superou a lutadora checa Barbora Krejcikova por 6-3 e 7-5 para chegar à final de sábado na sua estreia.

A partida prometia ser renhida entre Sabalenka e a número três mundial Gauff, com o registo de 4-4 no confronto direto, e o primeiro set correspondeu às expectativas.

Depois de uma troca de breaks iniciais, Sabalenka quebrou novamente para assumir uma vantagem de 6-5 e servir para o set, mas Gauff respondeu, forçando um tiebreak que registou oito quebras de serviço ao longo dos 11 pontos. A americana chegou a uma vantagem de 6-1, quebrando Sabalenka quatro vezes antes de a bielorrussa quebrar duas vezes para salvar os dois primeiros set points, mas Gauff manteve a calma para vencer o primeiro set.

Sabalenka mostrou-se frustrada ao longo de todo o encontro e Gauff chegou a uma vantagem de 4-1 no segundo set antes de o sexto jogo se transformar numa maratona.

Gauff salvou sete break points e, a certa altura, Sabalenka atirou a raquete para o ar, mas acabou por vencer o jogo para manter a disputa viva. No entanto, a americana quebrou para amor para servir para o jogo. Sabalenka recuperou e quebrou de novo, mas Gauff manteve a calma e, quando parecia que Sabalenka ia voltar ao empate, a americana quebrou pela quarta vez no segundo set.

"Estou contente com a forma como joguei, ela é a número um mundial por alguma razão", disse Gauff, que pode agora esperar pela final de sábado contra Zheng. Não estou muito nervosa, para ser honesta, e o final do ano é apenas uma vantagem e estar aqui é uma recompensa pela época que tive", acrescentou a terceira cabeça de série.