Zheng vence Rybakina e aumenta as hipóteses de passar às meias-finais do WTA Finals
Recorde as incidências da partida
Zheng, sétima cabeça de série, recuperou da derrota na ronda inaugural frente a Aryna Sabalenka, conquistando a sua primeira vitória em três encontros com Rybakina.
Entretanto, Rybakina sofreu a segunda derrota em igual número de jogos, esta semana, na Arábia Saudita, e enfrenta a eliminação, com mais um confronto da primeira ronda contra Sabalenka na quarta-feira.
Durante a sua entrevista no court, Zheng pediu desculpa aos adeptos chineses nas bancadas por ter "perdido o controlo" das suas emoções a certa altura do encontro, admitindo que foi "dura" na sua reação para com eles, e agradeceu-lhes o seu apoio.
"Estou muito feliz por ter ganho este encontro, porque nunca a tinha vencido antes e ela é uma das melhores jogadoras neste momento no circuito, com um enorme serviço e grandes golpes de terra", disse Zheng.
"Não aproveitei as minhas oportunidades no segundo set, mas consegui regressar no terceiro e mantive-me concentrada. Tive de me concentrar muito nos meus jogos de serviço, porque aqui, ambos estamos a destruir os nossos serviços, é muito difícil de devolver", acrescentou.
Zheng chega a Riade depois de uma segunda metade de época impressionante, que a levou a conquistar títulos em Palermo e Tóquio e uma medalha de ouro olímpica em singulares em Paris. Nenhuma mulher venceu mais partidas do que ela nesse período.
A primeira jogadora chinesa a qualificar-se para o WTA Finals desde Li Na em 2013, Zheng acumulou um registo de 12-2 vitórias e 2 derrotas durante a digressão asiática no mês passado e é a líder da digressão em termos de maior número de ases batidos e percentagem de pontos ganhos no primeiro serviço.
A segunda parte de 2024 de Rybakina não poderia ter sido mais diferente.
A cazaque tinha disputado apenas dois encontros entre Wimbledon e as WTA Finals enquanto lutava contra alergias, insónias e uma lesão nas costas.
Depois de salvar um par de break points no seu próprio serviço no terceiro jogo, Zheng fez a sua jogada, quebrando Rybakina a caminho de uma vantagem de 4-1.
Rybakina eliminou a sua desvantagem, atacando o segundo serviço de Zheng, e ficou logo empatada a 4-4.
O set foi para o tie-break, que Zheng conseguiu selar com um longo forehand de Rybakina aos 58 minutos.
Num padrão semelhante ao do primeiro set, Zheng conseguiu uma vantagem no segundo, mas Rybakina voltou a atacar e igualou o resultado. Desta vez, no entanto, a jogadora levou quatro jogos seguidos para vencer o segundo set e forçar uma decisão.
No último set, Zheng livrou-se de problemas iniciais no seu serviço e passou para a frente por 4-1. Foi o impulso de que ela precisava para conquistar a vitória - a nona da sua carreira contra uma adversária do top 10.