Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

ATP Finals: Após um jogo incrível, Sinner derrota Djokovic pela primeira vez (2-1)

Jannik Sinner obteve uma vitória esplêndida
Jannik Sinner obteve uma vitória esplêndidaAFP
3 horas e 10 minutos de combate intenso para uma estreia em grande. Jannik Sinner levou a melhor sobre Novak Djokovic pela primeira vez na sua carreira, conseguindo uma vitória notável para manter o suspense na corrida da qualificação das ATP Finals.

Recorde aqui as incidências do encontro

Talvez a maior surpresa da fase de grupos destas ATP Finals. Com uma vitória difícil no seu primeiro jogo, Novak Djokovic poderia ter garantido o seu lugar nas meias-finais esta noite e continuar a caminhada até ao sétimo título. Mas para isso, não só teria de vencer um Jannik Sinner que se transformou esta época, mas também todo o público, que só tinha olhos para o ídolo local.

O italiano também poderia se qualificar nesta noite, mas apenas se vencesse em dois sets. No início da partida, os dois jogadores aplicaram-se nos seus serviços, mas a impressão visual era de que Nole estava mais confortável no campo. Os jogos de serviço de Sinner tornaram-se cada vez mais disputados e, logicamente, concedeu o primeiro break point, mas resolveu-o com um ás furioso.

A situação inverteu-se no jogo seguinte, mas o resultado foi o mesmo: nenhum dos jogadores quis perder o seu serviço. O tiebreak parecia inevitável, mas Djokovic cedeu súbita e inesperadamente a 5-5, quando liderava 40-0 antes de ceder 5 pontos seguidos e o break, resmungando perante um público que se tinha juntado à causa do italiano. Este último serviu para o set e mostrou extrema solidez para assumir a liderança.

Os melhores momentos do jogo
Flashscore

Mas, obviamente, Nole não se ia deixar derrotar facilmente. Voltou a acelerar e, no início do segundo set, Sinner ia safando-se graças, principalmente, à primeira bola. Mas o sérvio rapidamente conseguiu equilibrar as coisas e o mano a mano recomeçou com sede de vingança. E, mais uma vez, parecia que íamos para um tiebreak, já que ambos os jogadores estavam muito corretos no seu serviço.

E desta vez, o tiebreak chegou de facto, pois o set não tinha produzido nenhum break point. Mas, surpresa, surpresa, o tiebreak viu a qualidade do serviço cair. E, claro, quando se tratou de apertar o jogo, Novak Djokovic continua a ser o mestre. Conseguiu minar a resistência do italiano e voltou a igualar o encontro. 

Era de esperar que Sinner cedesse, mas foi o sérvio que saiu da sua concha com uma decisão duvidosa. No entanto, isso não afetou o seu nível de jogo e a batalha continuou. Até ao sexto jogo, quando o italiano aproveitou uma ligeira quebra de ritmo do adversário, fez um belo winner de devolução e incendiou o público. A multidão silenciou-se quando o sérvio desferiu imediatamente um pancada invulgarmente forte. A partida foi uma verdadeira beleza e, logicamente, terminou num tiebreak final.

Sinner foi o primeiro a arriscar e aproveitou a falta de comprimento para liderar imediatamente por 3-0, roubando dois serviços ao seu adversário. Djokovic parecia estar à deriva, cometendo demasiados erros, e o italiano acabou com a fera, vencendo por 7-5, 6-7(5), 7-6(2). Depois de quatro derrotas em quatro jogos, Jannik Sinner levou finalmente a melhor sobre o número 1 do mundo.

Foi uma vitória histórica para ele, o que significa que nenhum dos jogadores está oficialmente qualificado para as meias-finais. Tudo isto contribui para apimentar uma competição de nível dantesco.

As declarações de Jannik Sinner
Flashscore