ATP Finals: Casper Ruud ultrapassa um Carlos Alcaraz errático na estreia (0-2)
Recorde aqui as incidências da partida
O formato de round-robin no evento de oito jogadores significa que ainda pode ganhar, mas o terceiro cabeça de série tem pouca margem de erro nos restantes jogos da fase de grupos e terá de encontrar um nível mais elevado.
O número sete mundial Ruud, que tinha perdido todos os quatro encontros anteriores contra Alcaraz, salvou pontos de break no jogo de abertura, mas dominou o primeiro set a partir daí, com erros surpreendentes a saírem da raquete do espanhol.
Alcaraz reagiu positivamente no segundo set passando para a frente por 5-2, quebrando o serviço com um vólei, e esteve a dois pontos de empatar o encontro, mas acabou por capitular. Perdeu o serviço a 5-3 e ficou desolado, com o norueguês Ruud a remontar para a vitória, vencendo os últimos cinco jogos.
Alcaraz, que ganhou os títulos do Open de França e de Wimbledon este ano, espera tornar-se o primeiro espanhol a ganhar o prestigiado título de fim de ano desde Alex Corretja, em 1998.
Ruud não conseguiu converter os dois primeiros match points, mas fechou o jogo à terceira tentativa para se colocar numa posição forte no grupo "John Newcombe", que continua esta segunda-feira, quando o alemão Alexander Zverev defrontar o russo Andrey Rublev.
"Esta é uma das melhores vitórias da época. Sinto-me feliz, claro. Já vi o Carlos jogar melhor ténis do que hoje, mas mesmo assim tive de aproveitar as minhas oportunidades", disse Ruud numa entrevista no final da partida.
O grupo "Ilie Nastase" começou no domingo com o número um mundial Jannik Sinner a vencer o estreante Alex De Minaur e o norte-americano Taylor Fritz a superar o russo Daniil Medvedev.
Embora Alcaraz tenha conquistado o título de Pequim em setembro, a sua forma desde que ganhou Wimbledon tem sido irregular, incluindo uma eliminação na segunda ronda do Open dos Estados Unidos.
O espanhol cometeu 34 erros não forçados contra Ruud, com o seu habitualmente destrutivo forehand desalinhado e a maioria dos drop shots a encontrar a rede. Ruud, que chegou à final em 2022, quando perdeu para Novak Djokovic, disse que Alcaraz estava constipado em Turim.
"Eu sabia que ele talvez estivesse a lidar com uma constipação, vi-o na área dos jogadores com lenços de papel, o que é um sinal de que talvez não esteja a 100% fisicamente. É triste para ele, mas também faz parte do jogo e eu sabia que isso ia acontecer e queria obrigá-lo a fazer rallies. Consegui dar a volta ao segundo set com um bom ténis no final", disse.