Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

ATP Finals: Fritz garante um lugar na final depois de uma dura batalha com Zverev (1-2)

Pablo Gallego
Fritz qualificou-se para a final em Turim ao vencer Zverev no sábado
Fritz qualificou-se para a final em Turim ao vencer Zverev no sábadoMARCO BERTORELLO/AFP
Taylor Fritz, número 5 no ranking ATP, derrotou Alexander Zverev, número 2, na primeira meia-final do ATP Finals (3-6, 6-3 e 6-7). Agora, espera por Jannik Sinner ou Casper Ruud e torna-se o primeiro norte-americano a chegar à final do torneio desde James Blake em 2006.

Recorde aqui as incidências do encontro

O vencedor deste jogo era tudo menos certo, mas é essa a beleza do ténis. Depois de uma longa batalha que durou 2 horas e 24 minutos, Taylor Fritz conseguiu vencer o favorito Alexander Zverev, por 3-6, 6-3 e 6-7.

Esperava-se que o alemão seguisse desde o início as pisadas dos jogos anteriores, mas o que se verificou foi o contrário. Para além de ter dificuldades em encontrar ritmo, foi muito pressionado pelo seu adversário. Fritz teve um início muito concentrado, não dando qualquer hipótese a Zverev no seu serviço. O norte-americano serviu com força e precisão, garantindo-lhe todos os saques no primeiro set. Na troca, conseguiu aguentar o nr.º 2 mundial, nomeadamente com alguns rallies de backhand.

A 3-2, no serviço do alemão, este elevou o seu jogo, vendo as dúvidas do adversário crescerem. As devoluções foram mais potentes e Zverev teve dificuldade em manter a bola em jogo. Fritz converteu então o seu segundo break point, os únicos dois que teve no set. Depois, o norte-americano não tremeu no serviço, garantindo sempre um excelente primeiro serviço, fechando com um lógico 3-6.

Alexander Zverev teve então de correr atrás do resultado, algo que não tem feito com frequência nos últimos tempos. Redescobriu o comprimento da bola, bem como o primeiro serviço, e conseguiu aguentar Fritz nos longos ralis. A 2-1, no serviço do norte-americano, ganhou os primeiros break points e assim quebrou o adversário ganhando um ponto crucial na rede.

Zverev assumiu a liderança do segundo set, mas não facilmente. Os serviços do alemão a 4-2 e 5-3 foram muito disputados, mas aguentou-se. O cenário do primeiro set inverteu-se e foi a vez de o número 2 mundial se mostrar imparável nos momentos importantes. Fritz foi forçado a desistir: 6-3 para Zverev, que reduziu a diferença. 

O americano começou o último set a servir primeiro e o resultado foi um shutout com três ases. A balança começou a pender para o 2-2. O alemão teve três break points e o norte-americano teve de se esforçar muito para os salvar, seguindo-se uma série de rallies. Depois de mais de 10 minutos, Fritz garantiu a vitória. A indecisão era total, e era claro que qualquer um dos lados podia ceder. Houve oportunidades de break de ambos os lados, mas a falta de lucidez levou a melhor sobre os dois jogadores. E foi obviamente no tie-break que esta história terminou, depois de Zverev ter tido outra oportunidade a 5-5.

Mas quando estava melhor fisicamente no final do encontro, a mente de Zverev começou a vacilar. Cometeu vários erros não forçados no início do tie-break, deixando Fritz assumir a liderança em 4-1. Zverev recuperou nos dois serviços (4-3), mas o americano manteve o seu mini-break e garantiu três match points! Com as costas contra a parede, o alemão cedeu no ponto seguinte, vendo o seu adversário terminar com um último winner de forehand.

Foi a sétima vitória de Taylor Fritz em 12 jogos contra Alexander Zverev, que agora pode olhar para trás com pesar, especialmente depois de perder cinco break points no último set. O americano causou sensação nesta primeira meia-final do ATP Finals e chegou merecidamente à final em Turim.