ATP Finals: Sinner proclama-se mestre dos mestres pela primeira vez na carreira (2-0)
Recorde aqui as incidências do encontro
Em novembro de 2024, Jannik Sinner está sozinho no mundo do ténis. Na final do torneio Masters de Turim, o número 1 do mundo dominou um Taylor Fritz merecedor, mas não suficientemente forte para desestabilizar o serviço do aversário.
O primeiro set começou bem para ambos, que os seus jogos de serviço até ao 3-3, antes de um ponto de viragem no serviço do nr.º 5 do mundo, que durou mais de 8 minutos. Nesta altura, o italiano decidiu acelerar e aproveitar a queda de Fritz para ganhar vantagem. 15-40 para o nrº.1 do mundo, mas os dois pontos de break foram salvos.
Foi o início de uma série de batalhas, com cada um a criar oportunidades para fechar o jogo. Sinner utilizou a sua arma fatal para passar e acertar a primeira grande pancada do encontro: o backhand longo. Uma pancada que tinha dominado na perfeição desde o início da semana e que lhe permitiu garantir o primeiro break do encontro, à quarta oportunidade para fazer o 4-3.
Depois disso, foi pressionado no seu jogo de serviço a 5-4 por Fritz, que estava a dar o seu melhor. No entanto, não foi suficiente para recuperar. O italiano conseguiu vencer o primeiro set com um ás, levando o público ao delírio (6-4).
Para Taylor Fritz, havia uma montanha para escalar. Era difícil acreditar que conseguiria ultrapassar Sinner em Turim com um set de vantagem. Em casa, o italiano parece intocável, lidando perfeitamente com a pressão e o estatuto de nr.º 1 do mundo perante o seu público, que empurra e aplaude sempre que ganha um jogo.
O norte-americano venceu os dois primeiros jogos de serviço, tal como no set de abertura, mas voltou a vacilar perante o adversário. Depois de dois break points, Sinner voltou a quebrar o serviço de Fritz (3-2), antes de ter rédea solta para fechar o encontro. E fê-lo de forma brilhante: quando as coisas aqueceram um pouco na troca de golpes, especialmente na diagonal, o italiano usou o seu backhand longo especial.
Apesar da boa forma de Taylor Fritz, não houve surpresa. Jannik Sinner venceu por 6-4 e 6-4 e conquistou o primeiro título de Masters na carreira. O número 1 do mundo termina a época de 2024 da melhor forma possível, depois de ter conquistado o Open da Austrália e o Open dos Estados Unidos e de ter atingido a marca das 70 vitórias.
Já estamos ansiosos por Melbourne em janeiro, onde tudo aponta para que seja o favorito para recuperar o troféu Norman Brookes.