Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jannik Sinner entra no ATP Finals como favorito após um ano de sucesso e polémica

AFP
Jannik Sinner na passadeira azul do ATP Finals na Piazza Carlo Alberto, em Turim
Jannik Sinner na passadeira azul do ATP Finals na Piazza Carlo Alberto, em TurimMarco Bertorello / AFP
Jannik Sinner (23 anos) está a tentar terminar uma época de sucesso da melhor maneira possível, e regressa a casa como favorito para ganhar o seu primeiro título do ATP Finals.

O italiano Jannik Sinner chega a Turim depois de uma época sensacional, em que venceu os Opens da Austrália e dos EUA - o seu primeiro Grand Slam - e conquistou cinco outros títulos ATP.

Sinner, que procura o seu primeiro título da época no torneio de Turim, percorreu um longo caminho desde que perdeu a final do ano passado para Novak Djokovic, tornando-se o número um mundial e um herói nacional.

Sinner é o primeiro italiano na história a liderar o ranking mundial masculino e acabou com a seca de títulos de Slam masculino de 48 anos do seu país, terminando a "Corrida para Turim" com mais de 10.330 pontos.

Esse total é mais de 3.000 pontos à frente de seu rival mais próximo , Alexander Zverev, destacando o quão dominante Sinner tem sido em 2024.

No entanto, Sinner tem sido alvo de controvérsia, depois de ter testado duas vezes positivo para vestígios do esteroide clostebol em março, mas foi autorizado a continuar a jogar.

Em agosto, a Agência Internacional para a Integridade do Ténis ilibou-o, mas no final de setembro a Agência Mundial Antidopagem recorreu e pediu uma sanção de até dois anos.

"Ainda não sabemos nada (sobre o recurso)", disse Sinner, que negou qualquer irregularidade, aos jornalistas.

"Não é uma situação agradável, mas continuamos otimistas", acrescentou.

Os adeptos em Turim estão à espera de mais uma dose da rivalidade crescente de Sinner com o extravagante Carlos Alcaraz, também ele bicampeão do Slam este ano, depois de ter defendido com sucesso o seu título de Wimbledon e de ter vencido em Roland Garros pela primeira vez.

"É difícil falar de rivalidade quando se é tão jovem. Somos dois jogadores que gostam de batalhar", disse Sinner.

"Ser considerado um favorito é definitivamente diferente em comparação com o ano passado, mas vou ter a mesma abordagem ao torneio", acrescentou.

Com a retirada de Djokovic, lesionado, da Final, não haverá nenhum representante dos "quatro grandes" do ténis - Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray, 24 vezes vencedor de Slams - pela primeira vez desde 2001.

Djokovic, de 37 anos, retirou-se devido a uma "lesão persistente", o que significou que terminaria uma época sem um título ATP pela primeira vez em 18 anos - embora tenha ganho o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris - e a sua ausência parece ser o último passo numa mudança de guarda.

Assim, foram garantidos os lugares de Casper Ruud, Andrey Rublev e do estreante no Finals Alex de Minaur, que será o primeiro adversário de Sinner no domingo à noite no Grupo Ilie Nastase.

Sinner e Alcaraz parecem ser as novas forças dominantes no ténis, mas foi Alcaraz quem levou a melhor nos seus encontros mais recentes, vencendo os três jogos entre ambos em 2024, incluindo as meias-finais do Open de França.

Os fãs que esperam um confronto entre as duas estrelas do ténis terão de esperar até se encontrarem na fase a eliminar, uma vez que foram sorteados em grupos separados na quinta-feira.

Alcaraz vai defrontar Casper Ruud na segunda-feira, no Grupo John Newcombe.