Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Torneio dos Campeões sem os três grandes, pela primeira vez em 23 anos

Ondřej Jirásek
Os grandes favoritos do Torneio dos Campeões são Alcaraz e Sinner
Os grandes favoritos do Torneio dos Campeões são Alcaraz e SinnerLuo Chen / Xinhua News / Profimedia
O Torneio dos Campeões deste ano começa este domingo e, pela primeira vez em 23 anos, não contará com Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal. Os principais favoritos são o finalista do ano passado, Jannik Sinner (23), e Carlos Alcaraz (21), que nunca chegou a uma final em courts cobertos. Os atuais campeões do Grand Slam poderiam ter sido sorteados no mesmo grupo, mas vão encontrar-se primeiro nas meias-finais.

Até há poucos dias, não era conhecido o alinhamento completo dos oito melhores jogadores da época que irão competir em Turim. No entanto, a desculpa antecipada de Novak Djokovic, com sete triunfos do jogador mais bem sucedido deste evento e campeão das duas últimas edições, resolveu tudo.

Assim, pela primeira vez em quase um quarto de século, ninguém dos Big Three vai competir no último ponto alto da época. Roger Federer, seis vezes vencedor, retirou-se no penúltimo ano e Rafael Nadal, que nunca dominou o Torneio dos Campeões, vai pendurar a raquete dentro de duas semanas.

"É estranho não ver o Novak aqui, quanto mais não seja devido ao sucesso que ele teve nesta competição. A primeira vez que ganhei, em 2018, derrotei o Federer nas meias-finais e o Djokovic na final. Sem isso, não teria tido qualquer hipótese. Mas sinto que, com o Jannik e o Carlos, a competição passou para o mesmo nível, apenas com novos jogadores. Se quisermos ganhar grandes torneios, temos de os derrotar", afirmou Alexander Zverev.

Antevisão do jogo Sinner - De Minaur
Flashscore

Isto abre a possibilidade de um novo campeão. Especialmente quando os maiores favoritos são os atuais vencedores do Grand Slam, Sinner e Alcaraz. Sinner tem dominado no piso duro este ano, tendo já triunfado em Turim no ano passado. No entanto, ajudou Djokovic a chegar às meias-finais, ao vencer o seu último jogo da fase de grupos, e depois perdeu para ele na final. Alcaraz ficou a uma ronda do recordista sérvio.

Com Sinner, o papel de maior favorito é compreensível e pode dizer-se que só Alcaraz o pode travar. O italiano sofreu apenas três derrotas em superfícies duras este ano, duas delas para o seu rival espanhol. No entanto, este último é vulnerável no ambiente indoor e, sem contar com o seu triunfo no Next Gen ATP Finals, nunca chegou a uma final no circuito principal nestas condições. Além disso, os betões indoor mais rápidos claramente não lhe serviram até agora, e ele é um dos mais rápidos em Turim.

Sinner e Alcaraz poderiam estar no mesmo grupo. Mas o sorteio de quinta-feira determinou que se defrontariam primeiro nas meias-finais. Zverev tem a melhor hipótese de estragar o esperado duelo final. O alemão chegou depois de triunfar no Masters de Paris e já dominou o Torneio dos Campeões duas vezes, comemorando em Turim, em 2021.

Antevisão do jogo Medvedev - Fritz
Flashscore

Com o número um mundial Sinner, o grupo de Ilie Nastase inclui outro antigo vencedor Daniil Medvedev, Taylor Fritz e o estreante Alex de Minaur. O grupo de John Newcombe inclui Alcaraz, Zverev, o finalista do ano passado Casper Ruud e Andrey Rublyov. Dada a forma de Ruud e Rubljov, Alcaraz e Zverev deverão passar às meias-finais. Por outro lado, o segundo lugar do grupo com Sinner está bastante em aberto.

A 55.ª edição do Torneio dos Campeões terá lugar de 10 a 17 de novembro na Arena Inalpi, em Turim. Os jogadores jogarão entre si na fase de grupos e os dois primeiros classificados passarão às meias-finais. A dotação do torneio é de 15,25 milhões de dólares. O campeão invicto ganhará 1.500 pontos na classificação ATP e levará para casa um cheque de cerca de 4,8 milhões de dólares. O torneio de pares será disputado em simultâneo.

Calendário do Torneio dos Campeões