Alexander Zverev chega às meias-finais em Halle
Recorde as incidências da partida
Alexander Zverev levantou o punho e rugiu de alívio. Depois de uma exibição de força nos quartos de final, o número um alemão continua no caminho certo em Halle e pode continuar a esperar a sua primeira vitória em casa no torneio ATP da Vestefália Oriental, graças à sua vitória por 6:7 (5:7), 6:3, 6:4 sobre o atrevido francês Arthur Fils.
"Estou contente. Espero poder continuar a minha corrida", disse o campeão olímpico, que não estava completamente satisfeito com o seu desempenho no primeiro set.
"Mas depois melhorou", acrescentou.
Após cerca de duas horas e meia, converteu o seu terceiro match point.
Hurkacz, o próximo adversário
O terceiro último obstáculo no caminho para o tão desejado sucesso no torneio de relva em Halle exigiu muito de Zverev. O finalista do Open de França só mostrou a sua classe no final e voltou a estar em grande forma pouco antes do clássico de Wimbledon (1 a 14 de julho).
Zverev vai defrontar o polaco Hubert Hurkacz, um dos melhores jogadores de relva do mundo, nas meias-finais de sábado. O campeão indoor de 2022 e semifinalista de Wimbledon de 2021 derrotou Marcos Giron (EUA) por 7:6 (7:5) e 6:4 nos quartos de final.
Zverev, que se retirou do torneio de relva em Estugarda em cima da hora, há uma semana, para se recuperar, ainda pode esperar ganhar o seu primeiro título no "Wimbledon alemão" depois de chegar às semifinais. Em 2016 (contra Florian Mayer) e no ano seguinte (contra Roger Federer), o destro só perdeu na final em Halle. Em Halle, vai disputar os seus primeiros jogos em relva esta época.
Zverev não deu praticamente nada contra Fils num duelo muito disputado. O tenista natural de Hamburgo foi por vezes demasiado passivo no primeiro set, mas a sua reação foi ainda melhor. Numa partida com poucas oportunidades de break, Zverev aproveitou o serviço do seu adversário mais jovem (20 anos) no terceiro set e assumiu uma vantagem de 4:3. Levou a vantagem até ao fim.
Struff falha surpresa contra Sinner
Jan-Lennard Struff falhou por pouco uma surpresa no seu torneio favorito contra o número um mundial. Apesar de um desempenho empenhado, o jogador de 34 anos perdeu os quartos de final em Halle/Westphalia por 2:6, 7:6 (7:1), 6:7 (3:7) para o italiano Jannik Sinner e, assim, não conseguiu seguir Alexander Zverev até às meias-finais.
Recorde as incidências da partida
Struff tinha chegado aos quartos de final pela primeira vez no torneio ATP de Halle ao derrotar o grego Stefanos Tsitsipas, mas não teve muito para oferecer ao forte sul-tirolo no primeiro set.
No entanto, Struff, o profissional mais velho do grupo inicial, lutou para entrar no jogo e garantiu o segundo set graças ao seu forte jogo de serviço no tie-break.
A pouco menos de duas semanas do início do clássico de relva de Wimbledon, Struff também jogou em pé de igualdade com o jogador de 22 anos no duro último set, mas Sinner converteu o seu segundo match point no segundo tie-break da partida.
O único triunfo do 41.º classificado do ranking mundial até à data remonta a abril deste ano, quando Struff venceu o torneio em Munique.