Halle: Berrettini com vitória clara (2-0), Medvedev surpreendido por Zhang (1-2)
Berrettini - Michelsen 7-6, 6-2
Devido a vários problemas de saúde,Matteo Berrettini vai jogar apenas o seu sexto torneio esta época, o segundo na sua superfície de relva favorita. Na semana passada, em Estugarda, esteve a um set de distância do seu segundo troféu do ano, mas acabou por perder a final para Jack Draper.
Esta semana decidiu ficar na Alemanha e preferiu Halle ao Queen's Club de Londres, onde já triunfou por duas vezes no passado.
Berrettini perdeu o seu primeiro jogo de serviço para Alex Michelsen no início do encontro, mas recuperou o défice de break e garantiu o tie-break. Ganhou o jogo reduzido por 7-5 e venceu o primeiro set.
O segundo set já estava nas mãos do tenista italiano, que aproveitou o serviço do adversário por duas vezes e terminou a partida com um backhand com uma mão no primeiro match point. O ex-número seis do mundo, que ocupa atualmente a 65.ª posição no ranking, conseguiu vencer o seu primeiro jogo em Halle em cinco anos.
Medvedev - Zhizhen Zhang 3-6, 6-2, 6-7
O finalista do ano passado, Daniil Medvedev, era um dos maiores candidatos ao triunfo no Five Hundred em Halle. No entanto, o melhor russo no ranking ATP foi eliminado surpreendentemente na segunda ronda. O antigo líder do ranking e atual quinto jogador do mundo também teve dificuldades no seu jogo de abertura contra Nuno Borges e contra Zhizhen Zhang um desempenho mais fraco não foi suficiente.
Entrou no encontro com o chinês como claro favorito, mas perdeu o primeiro set em apenas 29 minutos. De igual modo, rapidamente empatou o encontro e chegou a dispor de um break no início do jogo decisivo. No entanto, não o confirmou e perdeu gradualmente a vantagem de três pontos no tie-break final. Perdeu o jogo encurtado por 5-7.
Zhang alcançou o seu terceiro top-10 na carreira, o primeiro desde o US Open do ano passado. Na sexta-feira, lutará apenas pela sua segunda semifinal no circuito principal, a única anterior foi no ano passado, na terra batida de Hamburgo. É a segunda vez que chega aos quartos de final em relva, depois de ter sucumbido ao campeão Francisco Cerúndola, há um ano, em Eastbourne.
O seu adversário nos quartos de final em Halle será Christopher Eubanks. Na segunda ronda, o americano superou o atual campeão Alexander Bublik por 7-6, 4-6, 6-3 e confirmou que os campos de relva lhe assentam muito bem.