Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cilic vence Zhizhen Zhang e conquista primeiro título em três anos

Marin Cilic é o campeão com a classificação mais baixa do circuito ATP
Marin Cilic é o campeão com a classificação mais baixa do circuito ATPČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
Marin Cilic (35 anos) conquistou o seu primeiro título em três anos e o 21.º troféu da carreira no evento ATP 250 em Hangzhou, China. O ex-campeão do US Open e ex-número 3 do mundo derrotou na final o local Zhizhen Zhang (27), parceiro de pares de Tomas Machac, em dois tie-breaks, para disputar a sua primeira final no circuito de topo. O veterano croata sobe mais de 100 lugares na classificação, chegando ao topo dos trezentos primeiros.

Recorde as incidências da partida

Marin Cilic começou a debater-se com uma lesão no joelho no início da época passada e acabou por ter de ser operado duas vezes. Só jogou dois duelos no ano passado, um em janeiro e outro em julho. Fez outra tentativa de regresso este ano, mas depois de uma participação em Buenos Aires, em fevereiro, voltou a fazer uma pausa de cerca de seis meses.

Só começou outro regresso há um mês e teve dificuldades em descer um nível nos challengers. Em Hangzhou, esta semana, defendeu-se de dois match points nos quartos de final contra Yasutaka Uchiyama, para garantir a sua primeira presença nas meias-finais desde a lesão e desde a final em Telavive, em outubro de 2022. Em seguida, enfrentou um duelo com Brandon Nakashima e derrotou o anfitrião Zhizhen Zhang na final.

O encontro registou um total de 32 ases e apenas duas oportunidades de break point de ambos os lados. Nenhum dos jogadores comemorou o break e ambos os sets tiveram de ser decididos no tie-break. Nos jogos mais curtos, o croata mais experiente levou a melhor em todas as ocasiões, com um rácio de 7:5.

O ex-campeão do US Open chegou à sua 37.ª final da carreira no circuito mais alto e melhorou o seu recorde nos duelos pelo título para 21-16. Este é o seu primeiro triunfo desde o final de outubro de 2021, quando reinou em São Petersburgo, e o seu primeiro na Ásia Oriental.

O antigo número 3 do mundo é o campeão com a classificação mais baixa da história do ATP Tour (estava classificado com o número 777 no início do torneio). Atualmente, ocupa a 373.ª posição e garantiu a sua passagem para o topo das trezentas primeiras classificações com a vitória em Hangzhou.

Zhang atingiu as meias-finais ao mais alto nível do circuito à terceira tentativa, tornando-se apenas o terceiro finalista chinês de sempre a este nível. No ano passado, Yibing Wu triunfou em Dallas, EUA, e momentos antes da final em Hangzhou, o duelo final em Chengdu terminou com a alegria de Juncheng Shang.

O parceiro de pares de Tomas Machac poderia ter aproveitado uma oportunidade única para conquistar o seu primeiro título. De facto, não defrontou ninguém do Top 50 do ranking durante toda a semana. Antes de Cilic, enfrentou Denis Evseev, Mattia Bellucci, Roberto Carballés e, na primeira meia-final puramente chinesa no circuito ATP da história, Yunchaokete Bu.

Ambos os jogadores passam imediatamente para o torneio seguinte. Cilic irá competir em Tóquio, no Japão, onde o evento principal começa na quarta-feira, e Zhang irá para a sua capital. Em Pequim, o evento principal terá início na quinta-feira.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore