Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hong Kong: Rublev sobrevive a susto e o adolescente Shang surpreendeu Tiafoe

AFP
Andrey Rublev vai defrontar uma das surpresas do torneio
Andrey Rublev vai defrontar uma das surpresas do torneioAFP
O número cinco mundial, Andrey Rublev, sobreviveu a um grande susto na sexta-feira para chegar às meias-finais do Open de Hong Kong, enquanto o terceiro cabeça de série, Frances Tiafoe, foi surpreendido por um adolescente chinês.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Rublev venceu por 6-4, 1-6 e 6-2 o francês Arthur Fils, de 19 anos, numa montanha-russa de uma hora e 52 minutos de ténis muito divertido no Victoria Park.

O russo, cabeça de série, vai defrontar outro adolescente nos oitavos de final, depois de "Jerry" Shang Juncheng ter ultrapassado o número 16 do mundo, Tiafoe, por 6-4 e 6-4, obtendo a maior vitória da sua jovem carreira e alcançando a sua primeira meia-final do ATP Tour.

Rublev venceu o primeiro set antes de a estrela em ascensão Fils virar o jogo com um jogo de ataque excecional no segundo. O russo voltou a encontrar o seu momento no início do segundo set para assumir uma vantagem de 3-0, quando o jovem parisiense começou a discutir com o árbitro depois de algumas contestações falhadas a decisões apertadas.

Normalmente impetuoso Rublev foi, pelo contrário, a calma em pessoa no outro lado e selou o encontro com uma segunda quebra de serviço para manter o seu aquecimento para o Open da Austrália, que começa a 14 de janeiro, no bom caminho.

"Estava apenas a tentar ser positivo para continuar a dizer a mim próprio que estou a ir muito bem", disse Rublev sobre o ataque de Fils no segundo set: "E se ele continuar a jogar da mesma forma, só lhe posso dar os parabéns. Não há muito que se possa fazer quando ele está a servir daquela maneira e a disparar com toda a potência de ambos os lados."

Reveja aqui as principais incidências da partida

Tiafoe esteve sempre sob pressão contra o incansável Shang, que quebrou no quinto jogo e esteve sempre no controlo. Shang chegou aos quartos de final depois de ter vencido duas maratonas de três sets para derrotar adversários mais cotados, o sétimo cabeça de série e 33.º classificado Laslo Djere e o número 50 do mundo Botic van de Zandschulp.

O número 183 do mundo, que na quinta-feira recebeu um wildcard para o sorteio principal do Open da Austrália, não mostrou sinais de estar intimidado, servindo para ganhar o primeiro set sem enfrentar um único break point.

Shang estava a transpirar o destemor da juventude e chegou a ter uma vantagem de 3-2 no segundo ponto, quando Tiafoe voltou a deixar cair o seu serviço. O canhoto cresceu em estatura à medida que o encontro se aprofundava e conseguiu uma vitória famosa, a melhor da sua jovem carreira, no seu primeiro match point após 89 minutos.

"Foi um jogo muito difícil contra o Frances", disse Shang: "Já o tinha defrontado duas vezes e perdi as duas. Hoje foi realmente uma mudança de mentalidade para mim. Por vezes temos de respeitar um pouco menos o jogador. Ele é um jogador fantástico e uma pessoa fantástica."

A outra meia-final de sábado será um jogo sem qualquer cabeça de série que opõe o finlandês Emil Ruusuvuori ao austríaco Sebastian Ofner.

Ruusuvuori, o número 69 do mundo, esteve sempre confortável ao derrotar o russo Pavel Kotov, 67.º classificado, por 6-3 e 7-6(4), em uma hora e 48 minutos. Ofner, o austríaco número 43 do mundo, venceu o veterano espanhol e oitavo cabeça de série Roberto Bautista Agut por 6-4 e 6-4 em 84 minutos.