Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Swiatek: "Tudo estava a sair na perfeição"

PAP
Iga Swiatek com o troféu
Iga Swiatek com o troféuPAP
Iga Swiatek conquistou o torneio WTA 1000 em Indian Wells. A tenista polaca derrotou a grega Maria Sakkari.

A polaca de 22 anos começou o jogo com uma vantagem de 3-0 e, apesar de Sakkari ter rapidamente recuperado, a número um mundial venceu calmamente o primeiro jogo por 6-4. No segundo jogo, dominou completamente a sua rival e não a deixou perder um único jogo.

"No final do encontro, senti mesmo que o campo era maior do outro lado, porque estava tão concentrada e sabia tão bem o que tinha de fazer que tudo saiu na perfeição. No segundo set, joguei como no início do primeiro, mas não houve nenhum momento em que deixei a Maria entrar no jogo. Estive sempre concentrada nas coisas certas e mesmo no último jogo não me passou pela cabeça que o jogo pudesse ter acabado, porque tentei redirecionar os meus pensamentos para o que devia fazer", admitiu Swiatek numa entrevista ao Canal+.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Durante o primeiro jogo, quando a polaca registou uma paragem e permitiu que a grega voltasse a entrar no jogo, era possível ouvir os conselhos que os membros da equipa davam à jogadora. A psicóloga Daria Abramowicz aconselhou-a a concentrar-se nas suas próprias jogadas.

"Isto é algo que eu sei, mas às vezes vale a pena recordar. É sabido que os comentários da caixa não serão complicados, mas no primeiro set comecei a pensar um pouco se tinha mudado alguma coisa, se a minha rival tinha mudado alguma coisa, e de repente perdi três jogos seguidos. Concentrar-me em mim próprio para corrigir as coisas sobre as quais tinha controlo teve o efeito desejado", salientou.

A número um do mundo tem uma excelente eficácia em finais - em 23 jogos decisivos de singulares em eventos do circuito WTA, só perdeu quatro vezes. No entanto, revelou que normalmente tenta não se concentrar no triunfo final.

"Por vezes, há pensamentos de que estou perto, que podia ganhar, que tenho todas as ferramentas para o fazer, mas não o faço de propósito. Não é nisso que me quero concentrar, não quero pensar nisso. Prefiro concentrar-me no que tenho de fazer para ganhar. Mas tenho de aceitar que, por vezes, esses pensamentos apareçam, porque já ganhei alguns torneios e sei que posso dar-me ao luxo de triunfar nesses jogos", admitiu a jogadora polaca.

Com que tipo de prémio será ela recompensada pelo seu segundo troféu da época? "Não sei, para ser sincera. Espero ter alguns dias de férias em Miami, embora provavelmente sejam apenas dois, porque não temos dinheiro para mais. Temos um belo apartamento alugado junto à praia, por isso vou mesmo para a praia e relaxar. Agora ainda quero ir para o jacuzzi", revelou a tenista de 22 anos.

O torneio de Miami, que Swiatek venceu em 2022, começa na próxima semana, completando - como o quarto de sempre - o "Sunshine Double" (depois de vencer em Indian Wells).