Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Djokovic e Alcaraz disputam ouro no ténis, no dia do homem mais rápido do mundo

Alcaraz procura o título olímpico
Alcaraz procura o título olímpicoAFP
O torneio de ténis dos Jogos Olímpicos Paris-2024 atinge o ponto alto, com final masculina entre Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, no dia em que se revela o homem mais rápido do mundo, nos 100 metros.

O sérvio Novak Djokovic, número dois mundial e recordista de vitórias com 24 Grand Slams, procura chegar ao primeiro ouro olímpico da carreira, uma vez que tem como melhor resultado o bronze em Pequim-2008.

Pela frente, no jogo decisivo, vai ter o espanhol Carlos Alcaraz, terceiro jogador mundial e que se tornou no mais novo de sempre a chegar ao topo da hierarquia, naquele que será o sétimo duelo entre ambos.

Alcaraz venceu três vezes, na final de Wimbledon, em 2023 e 2024, e nas meias-finais do Masters 1.000 de Madrid, em 2022, enquanto Djokovic triunfou outras três, nas meias das ATP Finals, na final do Masters 1.000 de Cincinnati e nas meias-finais de Roland Garros, todas em 2023.

Siga o jogo entre Djokovic e Alcaraz no Flashscore

No atletismo, na pista de Saint-Denis, Noah Lyles começa a sua demanda pela reedição olímpica dos títulos mundiais dos 100 e 200 e 4x100 metros.

O norte-americano é o favorito para a final do hectómetro, no primeiro passo para o seu tetra-objetivo, de juntar aos títulos conquistados em Budapeste-2023 o ouro em 4x400.

Depois da prata nos 200 metros em Tóquio-2020, Noah Lyles procura suceder ao italiano Marcell Jacobs, contando, no entanto, com a oposição dos seus compatriotas Fred Kerley, campeão do mundo em Oregon-2022, e Kenny Bednarek, mas também do jamaicano revelação Kishane Thompson.

Noah Lyles é o favorito na velocidade
Noah Lyles é o favorito na velocidadeAFP

Igualmente brilhante será a disputa pelo cetro no salto em altura, com a ucraniana Yaroslava Mahuchikh a sustentar a sua candidatura à coroa, com o recorde do mundo alcançado recentemente, de 2,10 metros, um centímetro mais alto do que o voo da búlgara Stefka Kostadinova, em 1987.

Já a natação vai ter o seu último dia de competição na Arena La Defense, com a disputa das finais dos 50 metros livres femininos e dos 1.500 masculinos, além das estafetas de 4x100 estilos, em homens e mulheres.

No golfe, luta equilibrada pelo ouro entre o espanhol Jon Rahm e o norte-americano campeão olímpico Xander Schauffele, que estão igualados com 14 pancadas abaixo do PAR, enquanto o britânico Tommy Fleetwood está a uma de diferença.

No ténis de mesa, o sueco Truls Moregard, 26.º do ranking mundial, vai, surpreendentemente, disputar o ouro com o chinês Fan Zhendong, quarto da hierarquia, após ter afastado também o Wang Chuqin, líder do ranking mundial.

Na ginástica continuam as finais por aparelhos, com a disputa do salto e argolas masculina e as paralelas assimétricas nas mulheres.

Hoje vão ser entregues mais 20 medalhas de ouro.