Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Nadal teve que suar, mas venceu Fucsovics (1-2) e reencontra Djokovic

Nadal comemora um ponto
Nadal comemora um pontoMIGUEL MEDINA / AFP
O espanhol, que esteve em dúvida até ao último minuto devido a um problema na coxa, conseguiu uma vitória muito merecida no court Philippe Chatrier.

Recorde aqui as incidências do encontro

Rafa Nadal deu muito boas sensações nas duplas com Carlos Alcaraz, que liderou em certas partes do encontro, mas deixou no ar a sua participação contra Marton Fucsovics. Só no domingo é que o público, que mais uma vez gostou do seu ténis, teve a certeza de que iria jogar em singulares. O cenário de uma vitória confortável e rápida era o melhor possível, tendo em conta o calendário exigente.

Apenas 32 minutos bastaram para o 14 vezes campeão de Roland Garros vencer o primeiro set: só perdeu um jogo (1-6) e em nenhum momento esteve perto de sofrer uma quebra de serviço. Dada a incerteza em torno da sua condição física, alguns poderiam pensar que estaria longe do seu melhor, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O húngaro foi sobrecarregado e sem as ferramentas necessárias para reagir.

Depois, no segundo set, Nadal teve sérias dificuldades e sofreu uma queda inesperada. Sem nada a perder, Fucsovics mostrou-se mais sólido no fundo do court e chegou mesmo a colocar três pontos de vantagem em várias ocasiões. O guião tinha mudado completamente e o que parecia ser um passeio transformou-se em mais um duelo sofrido e com mais trabalho do que o desejado. O nível de exigência aumentou de tal forma que o 6-4 deu lugar a uma resolução tardia.

Com menos margem de erro, Rafa sabia que o passo em frente era quase obrigatório. O adversário tinha crescido e não podia especular de forma alguma. Já na reta decisiva, o espanhol esteve perto de um duplo break, salvou três de imediato e deu um golpe letal para fazer o 2-3. O bom trabalho com o backhand cruzado determinou a dura batalha contra Fucsovics, que não desistiu até ao 4-6. Na segunda ronda, ninguém menos do que Novak Djokovic.