Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Caroline Wozniacki à espera de saber se vai aos Jogos Olímpicos

Caroline Wozniacki ainda não sabe se vai a Paris.
Caroline Wozniacki ainda não sabe se vai a Paris.Bo Amstrup/Ritzau Scanpix
A estrela do ténis Caroline Wozniacki vai ter de ter mais paciência antes de saber se vai poder competir nos Jogos Olímpicos de Paris, este verão.

O dia 12 de junho era o dia em que a Federação Internacional de Ténis (ITF) iria prestar esclarecimentos, mas Caroline Wozniacki, de 33 anos, ainda não sabe e vai continuar assim durante mais uma semana.

É o que afirma a Federação Dinamarquesa de Ténis num comunicado de imprensa.

Enquanto a ITF confirmou à federação no final da quarta-feira que Holger Rune e Clara Tauson estão qualificados para os Jogos Olímpicos através das suas classificações mundiais, Wozniacki ainda está em dúvida.

Wozniacki está dependente de conseguir um dos dois lugares reservados a antigos vencedores de Grand Slams ou medalhados de ouro olímpicos.

A ITF tinha prometido uma resposta a 12 de junho, mas agora diz que a qualificação através dos lugares do Grand Slam só será decidida provavelmente depois de 19 de junho, na melhor das hipóteses, quando os outros qualificados tiverem confirmado a sua participação.

"É frustrante que a qualificação da Caroline para os Jogos Olímpicos ainda não esteja decidida, quando sempre nos foi dito que o dia 12 de junho era a data limite. Mas não há nada que possamos fazer senão ser pacientes", afirma Jens Anker Andersen, Diretor de Desporto da Federação Dinamarquesa de Ténis.

Os lugares para os antigos vencedores de Grand Slams são atribuídos com base em critérios objectivos, em que primeiro é decisivo o número de torneios de Grand Slam ganhos e depois a classificação atual. Neste caso, Naomi Osaka e Angelique Kerber, com quatro e três títulos de Grand Slam, respetivamente, estão à frente de Caroline Wozniacki na fila, uma vez que a dinamarquesa só ganhou um.

Tanto Osaka como Kerber podem optar por entrar no torneio olímpico com a chamada classificação protegida, que pode ser obtida se estiver em licença de maternidade ou com uma lesão prolongada. Contudo, só pode utilizar a sua classificação protegida um determinado número de vezes para entrar em torneios em que não poderia ter entrado com a sua classificação atual.

A participação de Wozniacki nos Jogos Olímpicos depende do facto de Osaka ou Kerber utilizarem a sua classificação protegida. Se Wozniacki conseguir participar, será a sua quarta Olimpíada.