Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Associações de jornalistas denunciam comentários sexistas nas transmissões

AFP
Errani, uma protagonista involuntária.
Errani, uma protagonista involuntária.Getty Images vÍa AFP
Várias organizações profissionais de imprensa em França condenaram declarações feitas no canal RMC e no Eurosport.

"À esquerda está Sara Errani, que é a chefe, ela faz tudo: lava os talheres, a cozinha, limpa o chão", disse um comentador desportivo no canal de rádio.

Estas palavras, seguidas de risos, foram proferidas na terça-feira durante um jogo de pares em ténis entre as francesas Caroline Garcia e Diane Parry e as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini.

"Recordamos que as palavras sexistas e misóginas não têm lugar numa competição internacional", escreveram o Sindicato dos Jornalistas Desportivos em França (UJSF) e a Associação Francesa de Mulheres Jornalistas Desportivas (FJS) numa declaração conjunta na quarta-feira à noite.

"Estas palavras inaceitáveis não correspondem nem aos valores do desporto nem aos da RMC. Condenamo-las e serão punidas", declarou a direção do canal à AFP, sem especificar a natureza das repreensões.

As duas associações de jornalistas franceses também se congratularam com "a decisão da Eurosport no Reino Unido de suspender um comentador por comentários sexistas".

"Bem, as mulheres estão a acabar. Sabem como são as mulheres... a sair, a maquilhar-se", disse o comentador durante as provas de natação no sábado.

"O comentador Bob Ballard fez um comentário inapropriado (...) foi retirado da nossa equipa de comentadores com efeito imediato", reagiu o Eurosport num comunicado no domingo.