Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alcaraz fala sobre a primeira vez que jogou contra Nadal: "Uma espécie de pesadelo"

Rafael Nadal e Carlos Alcaraz jogaram juntos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Rafael Nadal e Carlos Alcaraz jogaram juntos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024Carl de Souza / AFP
Carlos Alcaraz admitiu ter ficado impressionado quando enfrentou Rafael Nadal pela primeira vez, dizendo que enfrentar o 22 vezes campeão do Grand Slam foi "uma espécie de pesadelo".

Falando em Berlim, esta quinta-feira, antes da Laver Cup, Alcaraz, de 21 anos, refletiu sobre as suas batalhas no campo com o compatriota Nadal.

"Foi muito importante quando joguei contra ele pela primeira vez", disse o número três do mundo.

"As outras vezes para mim foram uma espécie de pesadelo", assumiu.

Alcaraz já tem quatro títulos do Grand Slam, vencendo o seu primeiro no US Open de 2022, no mesmo ano em que Nadal ganhou o seu mais recente major no Open de França.

Nadal, de 38 anos, estava pronto para entrar em quadra ao lado de Alcaraz em Berlim, mas desistiu devido a suas contínuas lutas contra lesões.

"Jogar contra o Rafa é sempre difícil. Para mim, foi sempre um privilégio partilhar o court", acrescentou Alcaraz.

"Sempre que o defrontei, tentei ser um jogador suficientemente bom para o vencer", disse.

Houve especulações de que Nadal poderia retirar-se do desporto na Laver Cup, tal como o grande rival Roger Federer fez há dois anos, mas ele está pronto para continuar.

Alcaraz vai jogar em pares ao lado do alemão Alexander Zverev pela Equipa Europa no torneio, com o seu primeiro confronto a ser contra os americanos Taylor Fritz e Ben Shelton pela Equipa Mundo.

Preparando-se para jogar em casa, Zverev falou de Alcaraz: "É um privilégio partilhar o campo com uma lenda do nosso desporto."

Os dois já se defrontaram três vezes em 2024, incluindo na final do Open de França, que Alcaraz venceu em cinco sets.

"Acho que é fantástico ouvir os meus colegas de equipa chamarem-me lenda do ténis, mas tento não pensar nisso", disse Alcaraz.

"Acima de tudo, o que faz de ti uma lenda do ténis é o teu contributo para o desporto e a forma como tentas levar o ténis ao topo, para ser ouvido em todos os cantos do mundo. Atrair o maior público possível, pessoas que nunca viram ténis nas suas vidas e que, graças a ti, o vêem na televisão ou começam a jogar, é o que faz de ti uma lenda, para além dos torneios que ganhaste e do sucesso que tiveste", explicou o tenista espanhol.

A Equipa Europa venceu as primeiras quatro Laver Cups, a partir de 2017, mas a Equipa Mundo ganhou as duas últimas.

Alcaraz tem o maior número de títulos do Grand Slam de todos os jogadores atuais, para além de Nadal e Novak Djokovic.

O capitão da Equipa Mundial, John McEnroe, que esta semana chamou a Alcaraz "a maior lufada de ar fresco que tivemos no desporto nos últimos 10 anos", disse esta quinta-feira que o aparecimento de uma nova geração de talentos significava que o jogo masculino estava em boas mãos.

"Estávamos a ver os três maiores jogadores de sempre", disse McEnroe.

"(Pensámos) o que é que vai acontecer? E, de repente, as coisas parecem estar a correr bem. Temos alguma energia no nosso desporto e este evento ajuda a isso", acrescentou.