Ténis: Europa e equipa Mundo em igualdade na Laver Cup
A formação capitaneada pelo norte-americano John McEnroe embolsou o ponto inaugural da competição, graças à vitória do argentino Francisco Cerundolo sobre o norueguês Casper Ruud em dois sets, por duplo 6-4, mas a equipa europeia reagiu de imediato e da melhor forma.
Depois de Cerundolo, número 31 da hierarquia ATP, se tornar no jogador com o ranking mais baixo de sempre a derrotar um top 10 na Laver Cup, neste caso Ruud (9.º ATP), que nunca havia perdido um encontro de singulares, o grego Stefanos Tsitsipas restabeleceu a igualdade no marcador.
Comandado pelo sueco Bjorn Borg, o helénico desforrou-se do desaire sofrido no Open dos Estados Unidos frente a Thanasi Kokkinakis e bateu o australiano em duas partidas, com os parciais de 6-1 e 6-4, após assinar 25 winners e oito erros não forçados contra os 18 pontos ganhantes e 14 faltas não provocadas do opositor.
No terceiro encontro de singulares do dia, o búlgaro Grigor Dimitrov (10.º ATP) mostrou maior experiência que o chileno Alejandro Tabilo (22.º ATP) e, após conquistar o set inaugural no tiebreak, conseguiu recuperar de uma desvantagem de 1-5 na segunda partida, anulando três set points, para fechar o duelo ao fim de duas horas e 18 minutos, por 7-6 (7-4) e 7-6 (7-2).
A encerrar a jornada de abertura na Uber Arena o encontro de pares colocou lado a lado o espanhol Carlos Alcaraz (3.º ATP) e o alemão Alexander Zverev (2.º ATP) frente à dupla norte-americana constituída por Taylor Fritz (7.º ATP), vice-campeão do Open dos Estados Unidos, e Ben Shelton (17.º ATP), que na esteia em conjunto levou a melhor pelos parciais de 7-6 (7-5) e 6-4.
As duas seleções voltam a disputar sábado três desafios de singulares e um de pares, sendo que cada encontro valerá dois pontos e no domingo três pontos. A equipa que atingir os 13 pontos vence a Laver Cup, uma competição inspirada na Ryder Cup em golfe.