Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Polícia impede entrada de tenista russa na República Checa antes do Open de Praga

As tenistas russas e bielorrussas não participarão no Livesport Prague Open
As tenistas russas e bielorrussas não participarão no Livesport Prague OpenLivesport Prague Open
Na quinta-feira à noite, no aeroporto internacional de Praga, a polícia fronteiriça não permitiu a entrada no país de uma tenista russa para disputar o próximo torneio WTA.

A jogadora já deixou Praga, mas os organizadores não revelaram o seu nome aos jornalistas. Os organizadores informaram todos os outros jogadores russos e bielorrussos inscritos acerca da situação através da WTA e esperam que nenhum deles participe no torneio.

Está em vigor uma proibição de entrada a atletas russos e bielorussos na República Checa devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

A bielorrussa Aliaksandra Sasnovich iria disputar a fase principal de singulares do torneio, enquanto as russas Diana Shnaider, Polina Kudermetova e Erika Andreeva iam participar na fase de qualificação. Outra russa, Evgeniya Rodina, já tinha desistido do evento principal devido a uma lesão.

"Ontem, ao início da noite, agentes da Inspeção da Polícia de Estrangeiros no Aeroporto Vaclav Havel efetuaram um controlo de residência a uma pessoa de nacionalidade russa, durante o qual foram estabelecidas as razões para a cessação da estadia temporária no território. A pessoa recebeu ordem de saída e foi-lhe dado um prazo para abandonar a República Checa", apontaram os organizadores do torneio citando um comunicado da polícia.

"Esta foi a primeira participante no torneio a chegar à República Checa com um passaporte russo. Neste momento, já não se encontra na República Checa", declarou Miroslav Maly, o diretor do torneio.

Maly assume que nenhum dos tenistas russos ou bielorrussos vai competir no torneio, depois de um dos jogadores não ter sido autorizado a entrar na República Checa. A lista oficial de participantes vai ser publicada imediatamente antes do sorteio. A qualificação começa no sábado e a competição principal na segunda-feira.

"Informámos imediatamente todos os outros participantes do torneio com nacionalidade russa ou bielorrussa sobre a situação através da WTA. Foi-lhes dito que não viajassem para o próximo torneio. Não esperamos que nenhum jogador com nacionalidade russa ou bielorrussa participe no próximo torneio nesta situação", disse Maly.

Devido à invasão russa da Ucrânia, o governo checo aprovou em junho a proibição de atletas russos e bielorrussos competirem em território checo. Embora a Bielorrússia não tenha participado ativamente na guerra, permitiu que a Rússia lançasse ataques a partir do seu território.

Na semana passada, a situação foi semelhante na Polónia, onde os guardas fronteiriços se recusaram a deixar entrar no país a atleta russa Vera Zvonareva, que deveria participar num torneio em Varsóvia.

No entanto, as jogadoras bielorrussas Sasnovich e Yuliya Hatouka e a russa Valeria Savinykh foram autorizadas a entrar na competição. As jogadoras russas e bielorrussas participam em torneios de ténis sob uma bandeira neutra e sem símbolos nacionais.