Tommy Paul quer ser o número um americano contra Musetti na final do Queen's
Paul, o quinto cabeça de série, triunfou por 6-4, 7-6 (7/2) e ultrapassará Taylor Fritz como o novo número um americano se ganhar o seu terceiro troféu a nível do circuito, no domingo.
Musetti sobreviveu a uma reviravolta do australiano Jordan Thompson para vencer por 6-3, 3-6 e 6-3, em duas horas e 18 minutos, e avançar para a sua terceira final e a primeira em relva.
"Estou contente e sinto que sempre que piso relva aprendo alguma coisa e jogo um pouco melhor", disse Paul, que se prepara para a sua terceira final da época.
"Senti que fiz um bom trabalho hoje", assumiu.
Paul recuperou de uma vantagem de 5-2 no segundo set para selar a sua vitória num tie-break, vingando a sua derrota nos quartos de final contra Korda em 's-Hertogenbosch na semana passada.
Korda também perdeu nas meias-finais em Queen's no ano passado.
Musetti tem um registo de 7-1 em relva este ano, tendo avançado para as meias-finais em Estugarda na semana passada.
O italiano bateu 14 winners e cometeu apenas quatro erros não forçados na decisão, selando a vitória no seu primeiro match point.
"Foi sem dúvida um dos jogos mais difíceis desta semana. O Jordan estava a jogar a um nível fantástico, especialmente no segundo e terceiro sets", disse Musetti, 30.º classificado.
"Foi fundamental para mim manter o serviço no final e estou muito orgulhoso do que consegui esta semana. Seria muito bom ganhar aqui em Queen's, com tanta história", acrescentou o italiano.
"Adoro este desporto. Sou um verdadeiro apaixonado pelo ténis desde criança. Sonhava ser jogador de ténis e tornar-me o número um do mundo. Há muitos italianos aqui em Londres, sinto-me mesmo como se estivesse em casa", acrescentou.
Thompson, 43.º classificado, precisou de tratamento para um problema nas costas e teve de lutar de um set abaixo para levar o jogo a uma decisão.
Musetti conseguiu o break decisivo quando o tiro do australiano caiu fora, e segurou o serviço antes de cair de felicidade.