A difícil passagem de Hubert Hurkacz: Altmaier lutou até ao fim
Recorde as incidências da partida
Como a última vez que se defrontaram em court foi há cinco anos, a vitória de Hurkacz na reviravolta de Poznan em 2019 não podia ser um prognóstico antes do jogo contra Daniel Altmaier. O jogo da ronda anterior contra o favorito Arthur Fils, em que a disciplina, a consistência e a redução ao mínimo dos seus próprios erros foram particularmente impressionantes, dizia muito mais sobre a qualidade esperada.
Molhado por molhado, mas um set vencedor
O jovem de 25 anos de Kempen ainda tem muito a provar ao mundo do ténis. Os dois primeiros jogos não foram um sinal disso, já que Hubert Hurkacz venceu o set em pouco mais de cinco minutos. O primeiro break foi ajudado por erros inesperados do alemão, que imediatamente corrigiu e compensou a derrota, desta vez aproveitando as más escolhas de Hurkacz.
O jogador de Breslau tinha muito para melhorar - bolas claramente fora de campo ou a terminar na fita, além de que as más jogadas na rede eram uma imagem demasiado frequente. A rápida ajuda do fisioterapeuta no banco polaco também foi preocupante, mas ambos os jogadores continuaram à procura de uma vantagem, eliminando um break point cada um até ao resultado de 4:4.
Altmaier leu muito bem as suas intenções, mudou eficazmente de direção e rodou as jogadas, mas Hurkacz defendeu o seu serviço e partiu para o ataque no décimo jogo. O resultado foi positivo: um pequeno erro do seu rival deu-lhe um break point para o set, e o polaco ganhou o ponto após uma troca de golpes de encher o olho.
Troca de bola decisiva no tie-break
O alemão é forte na relva e não ia deixar-se levar para a defesa. Já no primeiro jogo, fez Hurkacz comentar em voz alta mais um ponto perdido e um jogo que escapou demasiado depressa. O serviço não deu a vantagem esperada, teve de ser recuperado, e conseguiu-o rapidamente, já a 1:1. O problema recomeçou no seu serviço, quando a devolução de Altmaier proporcionou o segundo break. O jogador de 25 anos ganhou com confiança as trocas de bola e passou a ter uma vantagem de 3:1, com Hurkacz indefeso.
No jogo seguinte, o polaco manteve-se mais confiante, cedendo apenas um ponto com um erro, e depois intensificou a pressão: uma grande entrada por baixo da rede, um takedown forçado e recuperou a derrota. Juntamente com as novas bolas veio o fantástico serviço de Hurkacz e, num minuto seco, passou para a liderança. Foi como se um enorme peso lhe tivesse caído dos ombros momentos antes, permitindo-lhe continuar a pressionar.
A velocidade e a precisão de Altmaier permitiram-lhe defender o seu serviço, mas o polaco de Wroclaw já estava a fazer o seu jogo, mantendo o alemão à distância nos seus jogos e, mais uma vez, à espreita de um contra-ataque quando passou para a frente a 5:4. Uma dupla falta traiu o stress do 61.º classificado do ranking ATP, mas desta vez não se deixou surpreender e, com um difícil serviço de retorno, passou para a frente a 5:5.
Por duas vezes, o polaco esteve a dois pontos da vitória, mas Altmaier manteve-se eficaz: o tie-break. Nele, cinco pontos caíram para os servidores, mas no sexto uma excelente troca de pontos de ambos os lados do court deu ao polaco de Wroclaw uma vantagem de mini-break. Um break forçado significou uma série de quatro pontos seguidos e o serviço para o jogo. Com sucesso, Altmaier terá de esperar por uma vitória contra Hurkacz.