Manhã negra para os espanhóis no primeiro dia do Mutua Madrid Open
As rondas de qualificação do Mutua Madrid Open não começaram da melhor forma para os jogadores espanhóis que participaram. Enquanto Rafa Nadal e Carlos Alcaraz reuniram os seus fiéis no Tennis Garden da Caja Mágica para os verem treinar, os seus compatriotas viveram uma manhã negra que será difícil de igualar, pela negativa.
O descalabro espanhol começou com a derrota de Irene Burillo diante da chinesa Bai Zhuoxuan (2-6, 7-6(5), 3-6), na partida que deu início aos jogos no Estádio Arantxa Sánchez. A mesma sorte teve Guiomar Maristany, que perdeu no Court 6 para a francesa Varvara Gracheva(6-2, 6-3).
A derrota feminina ficou completa com a desanimada Nuria Párrizas, que não conseguiu vencer a alemã Jule Niemeier. Apesar de a jogadora de Granada ter dado luta, a alemã levou a melhor em dois sets longos que terminaram o encontro em mais de duas horas (7-6(9), 7-5).
Na eliminatória masculina, os espanhóis não tiveram melhor resultado. Pol Martin foi derrotado em dois sets (6-3 e 6-2) pelo eslovaco Lukas Klein, enquanto Bernabe Zapata, que ofereceu um pouco mais de resistência ao argentino Camilo Ugo, e foi derrotado por um duplo 6-4.
O último espanhol a perder na fase de qualificação do Mutua Madrid Open foi Pedro Martínez, que foi surpreendentemente derrotado por 6-2 e 6-3 pelo moldavo Radu Albot, num encontro que durou apenas uma hora e 18 minutos.
Surpresa no court central
O belga David Goffin, um velho conhecido que deu o pontapé de saída deste Masters 1000 no Manolo Santana, foi eliminado em três sets (6-2, 2-6, 6-3) pelo argentino Facundo Bagnis, que vai defrontar o italiano Giulio Zeppieri na próxima ronda.