Rublev dá a volta contra Auger-Aliassime para suceder a Alcaraz no trono de Madrid (1-2)
Recorde aqui as principais incidências do encontro
O jogo no Estádio Manolo Santana não começou bem para Andrey Rublev. Auger-Aliassime quebrou o seu serviço no primeiro set e rapidamente assumiu uma vantagem de 4-1. Para além do resultado, foi preocupante ver o russo a começar muito instável, cometendo três duplas faltas nos seus dois primeiros jogos de serviço.
À semelhança do dia em que eliminou Alcaraz, o número 8 do ranking ATP melhorou o seu desempenho com o decorrer do encontro e, a meio do primeiro set, conseguiu finalmente pressionar o canadiano, que aproveitou a vantagem para fechar o primeiro set por 6-4.
A partir desse momento, as forças equilibraram-se. Nenhum dos protagonistas concedeu oportunidades claras com o seu serviço. No entanto, Rublev conseguiu desestabilizar o americano no final do segundo set e levou a final do Mutua Madrid Open para o terceiro set com uma vitória por 7-5.
O canadiano tentou castigar o backhand do russo, que devolveu a grande maioria dos seus golpes de forma brilhante. Auger-Aliassime não soube como sair desta obsessão que acabou por impedi-lo de derrubar a cortina e conquistar o seu primeiro troféu na capital de Espanha em terra batida.
Tal como o seu antecessor, o terceiro set foi uma verdadeira batalha campal em que nenhum dos candidatos vacilou no serviço. O resultado foi o mesmo: Andrey Rublev soube reagir no momento certo para vencer por 7-5 e conquistar o Masters 1000 de Madrid com uma reviravolta de grande valor.