Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Benjamin Bonzi realiza um sonho e ganha o primeiro título ATP em Metz

Sébastien Gente
Benjamin Bonzi finalmente coroado
Benjamin Bonzi finalmente coroadoJean-Christophe VERHAEGEN / AFP
Benjamin Bonzi superou as rondas de qualificação do torneio ATP 250 de Metz e derrotou Cameron Norrie na final para conquistar o seu primeiro título ATP Tour. Tão inesperado como esplêndido.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Os últimos torneios da época podem, por vezes, produzir surpresas, e foi isso que aconteceu em Metz esta semana. Se a presença de Cameron Norrie na final era previsível, tendo em conta o bom pedigree do britânico, a presença de Benjamin Bonzi exigiu um pouco de sorte, mas o francês teve uma oportunidade de ouro para conquistar finalmente o seu primeiro título ATP, mesmo não sendo o favorito.

O início do encontro foi semelhante ao de um encontro em recinto fechado: os servidores dominaram e os três primeiros jogos foram anulados, antes de Bonzi ter as suas duas primeiras oportunidades de break, que infelizmente não foram convertidas. A este nível, as oportunidades perdidas têm muitas vezes um preço elevado, e foi o que aconteceu mais uma vez, pois Norrie teve três pontos de break no sétimo jogo, e o terceiro foi o vencedor.

O que foi inesperado foi a quebra imediata do francês, que foi agressivo e jogou o mais avançado possível. No entanto, foi demasiado inconsistente no seu serviço, o seu suposto ponto forte, e teve de salvar nada menos do que 10 (!) pontos de break a 4-4. Mas ainda conseguiu um tiebreak, durante o qual liderou por 4-1 antes de ver o britânico regressar, tendo de salvar um set point (num presente do seu rival) antes de ganhar o set e ficar a um set do título.

Até que ponto a perda do primeiro set iria afetar Cameron Norrie? A resposta veio no terceiro jogo, quando Bonzi aproveitou mais uma vez a sua oportunidade e quebrou, parecendo estar a caminho da vitória. Tudo o que restava era que ele cumprisse sua promessa. Ele fez chover ases, mas é claro que a parte mais difícil foi fechar a partida. Servindo para o título, ele tremeu legitimamente, mas manteve a coragem, conseguindo finalizar no seu primeiro match point para finalmente levar o público ao delírio.

Benjamin Bonzi venceu por 7-6(6) e 6-4 e conquistou o seu primeiro título ATP aos 28 anos. O francês vinha de dois títulos e de uma final Challenger nas últimas semanas, mas não deixa de ser um feito, sobretudo porque começou o torneio na fase de qualificação, eliminando Casper Ruud, entre outros. Mais uma prova da boa saúde do ténis masculino francês, mas sobretudo a consagração de um jogador talentoso.