Hurkacz, vencedor do Estoril Open, avança em Monte Carlo ao bater Bautista-Agut (2-0)
Hubert Hurakcz travou uma dura batalha de três sets na primeira ronda da competição no torneio em Monte Carlo. Jack Draper colocou a fasquia alta para, mas o polaco "saltou por cima" , alcançando a quinta vitória consecutiva, a mais longa série de carreira na terra batida, mas não ia ficar por aqui.
Roberto Bautista-Agut foi muito mais rápido a lidar com o seu adversário Facundo Diaz Acosta. O polaco e o espanhol já se defrontaram cinco vezes até agora e sempre em superfície dura. As três primeiras foram ganhas por Bautista e as duas últimas, ambas em 2023, couberam a Hurkacz.
Roberto Bautisa-Agut começou o encontro com o seu serviço e ganhou a zero. Hurkacz também respondeu com confiança, terminando o set com um ás. No jogo seguinte, o polaco ganhou dois break points e assistimos a quatro igualdades no total, mas Roberto conseguiu defender o serviço. Com o 40-0 no quarto jogo, Hurkacz acumulou três erros, mas conseguiu safar-se com um ás e um winner para igualar.
O equilíbrio manteve-se até ao final do set e só um tie-break ajudou a decidir para que lado iria pender a balança. Hubi ganhou numa troca muito longa, que o levou a quebrar o espanhol e a servir para terminar o set. No seu próprio serviço, perdeu apenas um ponto e terminou o primeiro set com um ás e um resultado de 7-5.
O início do segundo jogo foi muito equilibrado. No segundo break point, ganho por Bautista-Agut, Hurkacz discordou da decisão, considerando que a bola tinha caído fora dos limites. O árbitro não mudou sua decisão e Roberto liderou por 0-2. No terceiro jogo, Hurkacz recebeu uma advertência por alegada frustração, uma decisão que perturbou ainda mais o polaco, que não conseguia acreditar como o árbitro Richard Haigh estava a conduzir o jogo.
Esta situação funcionou como um fator de motivação para o polaco, que ganhou um break após um erro do seu rival. De seguida, ganhou o seu próprio serviço, terminando o set com uma ação de serviço e vólei. Após o quinto jogo, tivemos uma pausa mais longa, pois Bautista-Agut precisou da ajuda de um fisioterapeuta devido a um corte no dedo. Mais uma vez, o árbitro fez-se notar, criticando Roberto por ter pedido o intervalo demasiado tarde, ao que o tenista respondeu que não tinha qualquer controlo sobre o assunto.
Depois do intervalo, o equilíbrio manteve-se e deu lugar a novo tie-break. Hurkacz chegou à vantagem, o espanhol igualou, mas depois somou erros e permitiu três match points ao polaco, que fechou o encontro ao segundo. Hurkacz serviu 15 ases em todo o encontro.
O seu melhor resultado em Monte Carlo são os quartos de final de 2022. O próximo adversário de Hurkacz será Alejandro Tabilo ou Casper Ruud.