Ténis: Andrey Rublev vence Jannik Sinner em grande reviravolta no ATP de Montreal (1-2)
Sinner 1-2 Rublev
O quinto cabeça de série apanhou o italiano num momento de baixa, com Sinner a parecer pouco enérgico no último set e com alguns problemas na anca direita. Foi o segundo jogo do dia para Sinner e Rublev, uma vez que os organizadores compensaram a chuva de sexta-feira.
O italiano, cabeça de série, jogou esta semana pela primeira vez desde Wimbledon, onde adoeceu e saiu nos quartos de final, antes de falhar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 com amigdalite.
Rublev atribuiu a um lanche rápido do seu treinador o facto de o ter reanimado durante uma interrupção de 30 minutos devido à chuva, depois de ter ganho o primeiro set.
"Talvez os meus níveis de açúcar estivessem baixos. Mas o meu treinador deu-me uma barra de açúcar, comi-a e um jogo depois estava novamente perfeito", disse Rublev.
"Joguei muito bem, estou feliz por ganhar. O Jannik é um jogador fantástico. Tem jogado de forma inacreditável nos últimos dois anos. Esperava lutar com ele e mostrar um ténis fantástico".
A forma de Sinner caiu a pique no set decisivo, que perdeu com uma dupla falta depois de salvar dois match points de Rublev.
Sinner começou o dia com uma vitória por 6-4 e 6-3 na terceira ronda sobre o chileno Alejandro Tabilo, nascido no Canadá, avançando em 80 minutos no torneio, que termina na segunda-feira devido à programação dos Jogos Olímpicos de Paris.
Rublev tinha anteriormente derrotado o americano Brandon Nakashima por 6-2 e 6-2 num jogo da terceira ronda.
O segundo cabeça de série Alexander Zverev, campeão de 2019 no Canadá, superou a forte resistência tardia do dinamarquês Holger Rune, vencendo um jogo da terceira ronda por 6-3, 7-6(5) com 21 winners, incluindo oito ases.
"Com este vento, não se joga um ténis bonito. Tinha de encontrar uma forma de ganhar. Fiz isso e vamos seguir em frente", analisou.
Hurkacz vence duas vezes
Os jogos em atraso da segunda ronda foram concluídos ao início da tarde, com a recuperação de Hubert Hurkacz a liderar o caminho com a sua vitória por 4-6, 6-3, 7-6(6) sobre o qualifier Thanasi Kokkinakis, a primeira partida do quarto cabeça de série desde a cirurgia ao joelho.
O polaco não jogava desde que desistiu por lesão na segunda ronda de Wimbledon e depois foi operado ao joelho, tendo os médicos dito que a sua época tinha terminado.
"Estou contente por poder competir e não estive tão lento. Como este foi o primeiro jogo desde a operação, era um pouco desconhecido. Estou a sentir-me bastante bem. Passei grande parte da semana passada no ginásio", contou.
O polaco também teve um duplo serviço, tendo regressado na sessão nocturna para derrotar o francês Arthur Rinderknech por 4-6, 6-3 e 6-4.
O detentor do título de Washington da semana passada, Sebastian Korda, venceu o seu compatriota Taylor Fritz por 6-4, 7-6(4) e chegou aos quartos de final por walkover, uma vez que Casper Ruud, sexto cabeça de série, foi afastado por doença.
Korda vai defrontar Zverev.