Vitória na estreia: Zverev fez maratona à chuva mas ultrapassou Rodionov em Munique
Recorde as incidências da partida
"Foi um jogo muito especial, mas Munique e o clima são sempre especiais, também já tivemos neve", disse um satisfeito Zverev.
"Mas estou feliz por estar de volta aos quartos de final depois de muito tempo", afirmou.
Zverev, o vencedor do torneio em 2017 e 2018, que recentemente falhou duas vezes na sua primeira aparição no MTTC Iphitos, capitalizou o seu segundo match point após 1h40 de jogo. O campeão olímpico e o seu adversário, classificado em 118.º lugar no ranking mundial, tinham sido obrigados a abandonar o campo durante um total de 3h15 devido a chuvas recorrentes.
Rodionov revelou-se um adversário desagradável. A isto juntou-se o tempo desfavorável. Com temperaturas de cerca de oito graus e um vento frio, Zverev vestiu uma camisola de manga comprida e leggings por baixo da roupa. O jogo teve de ser interrompido pela primeira vez aos 5:4. Depois de um intervalo de 2h17, Zverev ganhou o tie-break graças ao seu forte serviço, após o qual voltou a chover forte.
Depois de mais um intervalo forçado, de pouco menos de uma hora, Zverev recuperou rapidamente a temperatura de funcionamento. O número cinco do mundo quebrou rapidamente para 2:1 e 4:1 contra o seu adversário, agora mais lento. O resto foi uma formalidade.
Após a derrota em três sets de Rudi Molleker para o sexto cabeça de série Jack Draper (6:4, 1:6, 1:6), apenas Zverev, Jan-Lennard Struff e Yannick Hanfmann permanecem no sorteio principal do BMW Open de 651.865 euros.
Struff, quarto cabeça de série, vai jogar o seu jogo de abertura contra o neerlandês Botic van de Zandschulp na quinta-feira.