Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Com o sol, as condições de jogo em Roland Garros também mudam

O sol brilhará em Paris na segunda semana de Roland Garros
O sol brilhará em Paris na segunda semana de Roland GarrosProfimedia
A meterologia tem-se feito sentir durante a edição deste ano de Roland Garros. A primeira semana foi caracterizada pela chuva e pelas baixas temperaturas, enquanto a segunda promete ser de céu limpo, sol e calor. As condições são completamente diferentes e pode dizer-se que vamos assistir a dois torneios diferentes, num só Roland Garros. Para quem é que isto pode ser uma vantagem?

É como se os carros de Fórmula 1 entrassem nas boxes e trocassem os pneus com ranhuras e a pintura azul característica por pneus lisos. A partir de agora, será uma corrida muito diferente, o molhado desapareceu, a pista está seca.

O ténis é semelhante. Jogar com humidade e vice-versa, sob um sol escaldante, é completamente diferente.

O calendário da primeira semana do torneio foi muito afetado pelas condições meteorológicas. Os dias foram chuvosos, a temperatura mais baixa e a humidade elevada. Tudo isto tem um grande impacto nos campos de terra batida, nas bolas e, em última análise, na condução geral do jogo.

As bolas novas no início do jogo, depois de apenas algumas trocas, estão cobertas de barro, encharcadas de humidade e, portanto, maiores, mais pesadas, mais lentas e com menos ressalto. Os jogadores e jogadoras trabalham mais para terminar as trocas e isso coloca mais stress físico no corpo. Por isso, há que reagir.

A resposta mais simples é retirar a tensão das cordas. Mas não é assim tão simples. Os jogadores de ténis devem considerar se estão a jogar em linha reta ou em elevação, se estão a bater no meio da raquete ou a perseguir a bola por toda a raquete. Se os tenistas jogarem em linha reta no meio, as flutuações de tensão serão menores.

Felix Auger-Aliassime tinha seis durezas diferentes no seu saco
Felix Auger-Aliassime tinha seis durezas diferentes no seu sacoProfimedia

Por exemplo, o canadiano Auger-Aliassime declarou numa conferência de imprensa que tinha preparado seis raquetes com diferentes tramas para o jogo, porque também reage a quem está a jogar, seja a servir ou a devolver.

As condições da primeira semana eram adequadas para Carlos Alcaraz, por exemplo, porque ele movimenta-se bem, corre e responde muito. Mas, tendo em conta os seus antebraços, isto pode ser um problema. Markéta Vondroušová também disse, após a oitava ronda, que estava a lutar com um braço dorido nos últimos três dias.

A tunisina Ons Jabeur admitiu, após o seu jogo contra Camila Osorio, que era mais difícil controlar as bolas pesadas e que as condições foram melhores para a sua adversária, que teve mais tempo para reagir e a oportunidade de tocar em mais bolas.

Em condições de chuva, as jogadoras têm de ser mais pacientes, preparar mais trocas, mas também não podem cair na passividade. É difícil encontrar o equilíbrio correto.

Condições favoráveis para jogadores altos

O tempo quente e seco é definitivamente uma perspetiva para jogadores do calibre de Alexander Zverev e Aryna Sabalenka. Os courts vão estar mais secos e rápidos e as bolas vão saltar mais alto, um fator essencial para a sua constituição física. Afinal de contas, Yelena Rybakina provou-o com a sua primeira boa pancada, ao afastar Elina Svitolina ao sol do meio-dia.

As jogadoras mais altas têm uma vantagem, o seu jogo agressivo será mais eficaz do que na semana anterior e será mais difícil para as adversárias defendê-las ou ultrapassá-las. Por outro lado, as bolas rápidas levantadas podem saltar por cima dos ombros dos adversários e os jogadores adversários, de que poucos gostam, têm dificuldade em atacar a partir dessas posições atrás da linha de base.

Para não falar da exploração dos cantos, com cruzamentos curtos levantados com um ressalto lateral rápido. Estes jogadores podem então abrir todo o campo. É aqui que entram jogadores experientes como Novak Djokovic e Grigor Dimitrov, mas também Stefanos Tsitsipas e, no feminino, Ons Jabeur, podem ser criativos.

Em suma, cada jogador tem de saber o que lhe convém e como vai reagir às condições e aos adversários atuais. Se e como vai adaptar as suas raquetes, o seu estilo de jogo e as suas táticas.

Katerina Teruzzi, especialista em ténis
Katerina Teruzzi, especialista em ténisFlashscore